Em clima de festa moradores do Residencial Buriti Sereno recebem as chaves dos seus apartamentos

Por Daniela Ribeiro

21 de dezembro de 2018

Por Daniela Ribeiro

21 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

A mudança para a casa nova depende apenas de pequenos detalhes de infraestrutura como instalação da energia e da água encanada

“Estou muito feliz. Foram tantos anos morando de aluguel, gastando um dinheiro sem retorno e agora eu peguei as chaves da minha casa, onde passarei o restante da minha vida”, comemorou a auxiliar administrativo, Margedalane Silvestre da Silva Carvalho. Ela foi uma das 832 pessoas que receberam na tarde desta sexta-feira, 21, as chaves dos apartamentos do Residencial Buriti Sereno. A entrega foi realizada pelo prefeito Gustavo Mendanha que destacou a importância e a felicidade em poder proporcionar esse momento para cada uma das famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida no município.

“O sonho de qualquer pessoa é ter sua casa própria e poder levar essa alegria para esses aparecidenses é uma conquista pessoal. Estou emocionado de ver que conseguimos cumprir nossa promessa e proporcionar a cada uma dessas famílias um Natal diferente, em seus lares. Muitos aqui trabalharam a vida toda e não tiveram condições de comprar suas casas com valores normais, então aqui, em parceria com os governos federal e estadual, tivemos a chance de realizar o desejo de tantos pais e mães que terão um lar para criar seus filhos com dignidade e qualidade”, pontuou Gustavo ao lado do ex-prefeito Maguito Vilela, cujo projeto teve início na sua gestão.

Quem também era só sorrisos no momento de receber a chave era a dona de cada Eliane Silva. “Vou morar aqui nesse apartamento lindo com minha filha e minha irmã e  não consigo descrever a emoção que estou sentindo nesse momento, pois agora tenho a certeza que esse apartamento é meu”, comentou a beneficiada. “Quero agradecer à Deus e à Prefeitura por me proporcionarem esse momento de tanta alegria. Vou morar aqui com minhas duas filhas, que vão crescer livres e em segurança no nosso lar”, disse a manicure Jane Aparecida Soares que também não conseguia conter a alegria de receber a chave de seu apartamento.

Foto: Claudivino Antunes

Os 832 apartamentos distribuídos em três condomínios com 52 torres de quatro andares totalizando 16 unidades em cada, projetados em uma ampla área, que conta com toda infraestrutura como jardins, espaço de lazer e estacionamentos. Os apartamentos foram destinados às famílias que recebem até R$ 1,8 mil. O processo de entrega dos apartamentos contou com várias etapas e a cerimônia da entrega das chaves finaliza o processo possibilitando que os moradores se organizem para se mudar para suas novas casas. Cada unidade possui 41,39 metros quadrados divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A secretária executiva de Habitação de Aparecida de Goiânia, Fernanda Abreu explicou que após passadas todas as fases do processo como sorteio dos 832 beneficiados, apresentação da documentação necessária, escolha dos síndicos e assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal, os novos moradores podem solicitar a instalação da água e energia e se mudar logo após esse ato. “Foi um trabalho árduo, mas feito com toda a lisura e transparência necessárias. E agora estamos finalizando e concretizando o sonho de muitas pessoas de ter um lar no seu nome pagando um valor mínimo que varia de R$ 80 R$ 270. Daqui para frente eles não podem nem alugar, nem mesmo vender o imóvel sob pena de perde-lo”, comunicou.

Foto: Rodrigo Estrela

O empreendimento, no valor de R$ 66 milhões, foi financiado pelo Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, com investimentos do governo estadual através do Cheque Moradia e Municipal, que fez a doação da área. Presente na solenidade, representando o governador Zé Eliton, o presidente da ABC, Charles Antônio salientou que toda a região do Buriti Sereno e dos bairros que fazem divisa com o condomínio residencial foi valorizada. “Aqui, o esforço de todos os poderes não ajudou apenas construir casas ou subir paredes, mas sim a construir lares. E isso é o mais importante no final de tudo. Além de que toda a região se beneficiou com o empreendimento”, destacou ele ao lado do presidente da Agehab, Cleomar Dutra.

Seleção – Segundo Cleomar, a seleção das famílias para este, que é um dos maiores residenciais de interesse social com participação do Governo de Goiás, foi realizada pela Agehab (332 apartamentos) e Prefeitura de Aparecida (500 apartamentos), respectivamente 30% e 70% da demanda. Ele lembrou da transparência do processo seletivo feito pela agência, por meio de sorteio 100% eletrônico e auditável, com acompanhamento do Ministério Público Federal. “A qualidade da construção que usou métodos modernos e a valorização dos espaços de convivência coletiva são os itens que mais chamam a atenção no empreendimento. Outro fator importante é que está localizado em uma região dotada de infraestrutura, com acesso a equipamentos públicos”, sinalizou.

Brinquedos – E para deixar o Natal das famílias beneficiadas ainda mais especial, após a entrega das chaves, as crianças ganharam ainda bonecas, carrinhos e outros brinquedos que foram distribuídos na portaria do empreendimento. As doações foram feitas por meio de parceria dos governos estadual e municipal. “Estou muito feliz de ter minha casa nova e também uma boneca nova para brincar”, disse a pequena Ana Elisa, de apenas seis anos, após pegar a boneca florzinha das mãos do prefeito Gustavo Mendanha.