Em despedida emocionada, Aparecida promete honrar legado de Maguito

Por Allan David

14 de janeiro de 2021

Por Allan David

14 de janeiro de 2021


Foto: Rodrigo Estrela

Prefeitura de Aparecida quer eternizar o complexo da Cidade Administrativa com o nome do ex-prefeito; população faz homenagens: fim de uma carreira que inspira gerações

A voz ficou embargada, as lágrimas caíram; foi difícil dar adeus a Maguito Vilela. Pela reação dos aparecidenses na chegada do cortejo trazendo o corpo do ex-prefeito de Aparecida e ex-governador de Goiás, a sensação era de tristeza profunda. Uma atmosfera de consternação tomou conta da Cidade Administrativa, complexo que o próprio Maguito ajudou a construir.

Os aparecidenses, representados pelo prefeito Gustavo Mendanha, prometeram honrar o legado de Maguito, que administrou a cidade por dois mandados, entre 2009 e 2016. O primeiro ato de gratidão já está definido: dar ao prédio-sede da Prefeitura de Aparecida, no Solar Central Park, o nome oficial de Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela.

“É uma singela homenagem que podemos fazer agora ao nosso grande líder Maguito. Quando foi prefeito, ele transformou a realidade de Aparecida com muitas obras, investimentos e melhorias em todas as áreas, resgatando a autoestima e o sentimento de pertencimento do povo aparecidense”, anunciou com olhos marejados o prefeito Gustavo Mendanha.

A Prefeitura de Aparecida enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para o parlamento avalizar a proposta de eternizar o nome de Maguito Vilela na Cidade Administrativa, como Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Maguito lutou contra a Covid-19 por quase 90 dias na UTI no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Venceu o vírus, mas não resistiu às sequelas da doença. Na chegada de seu corpo a Goiás, na tarde desta quarta-feira, 13, Aparecida foi o segundo ponto de parada para homenagens. O cortejo que levava Maguito passou pelas principais avenidas da cidade, incluindo a Praça da Matriz, revitalizada em sua gestão, e o Parque da Família, que foi idealizado e construído também nos anos em que administrou a cidade. Era a hora do adeus.

Na Cidade Administrativa, o corpo de Maguito foi recebido ao som do Hino Municipal de Aparecida, canção oficial que ele, enquanto prefeito, fez questão de popularizar, determinando sua execução em todos os eventos públicos realizados pela Prefeitura de Aparecida.

Quem assistiu àquela cena não se conteve; o sentimento de perda machucou os corações. O prefeito Gustavo Mendanha, que declarava publicamente sua admiração e gratidão por Maguito, foi às lágrimas. E num gesto simbólico, em tom de despedida, Gustavo subiu no caminhão do Corpo de Bombeiros para cobrir o caixão com a bandeira de Aparecida.

Balões brancos foram lançados aos céus. A paz que essa cor simboliza transmite muito da personalidade de Maguito, que era conhecido justamente por sua cordialidade, diplomacia e uma capacidade incomum de fazer amigos, mesmo entre opositores nas eleições que disputou.

“Maguito foi meu pai político, mas fez para mim muito mais do que isso: era meu conselheiro, meu confidente e um grande companheiro que se engajava comigo nas ações em prol do povo de Aparecida. Eu lamento muito a sua partida”, disse Gustavo Mendanha.

Num forte abraço, o prefeito de Aparecida buscou consolar o filho de Maguito, Daniel Vilela, que é ex-deputado federal, amigo de Gustavo e personalidade muito presente no dia a dia da cidade. Foram prestadas condolências também a Flávia Teles, ex-primeira-dama de Aparecida e agora viúva do ex-prefeito Maguito Vilela. Gustavo, Daniel e Flávia ampararam um ao outro.

População de Aparecida se despediu de Maguito durante parada do cortejo na Cidade Administrativa – Foto: Enio Medeiros

Extensa lista de realizações

Apesar das contribuições dos prefeitos antecessores de Maguito, os aparecidenses têm o ex-prefeito e ex-governador como responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade nos últimos anos, dando fim à alcunha de ‘cidade dormitório’ que Aparecida carregava até então.

Na gestão Maguito Vilela, a Prefeitura de Aparecida ampliou a malha viária asfaltada pavimentando mais de 115 bairros, o que atraiu centenas de empresas para os novos polos industriais e empresariais do município.

A atuação bem-sucedida de Maguito como administrador público, reconhecida até pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton, trouxe melhorias expressivas também na educação de Aparecida. Como prefeito, Maguito construiu 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), 6 escolas e vários ginásios esportivos nas unidades escolares de Aparecida.

Nos oito anos em que administrou Aparecida, Maguito Vilela construiu três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), sendo duas delas inauguradas por ele no decorrer de suas gestões. Ele ainda construiu e reformou 40 Unidades Básicas de Saúde, as UBS’s.

Mas sua principal obra na saúde foi mesmo o Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), a maior unidade hospitalar de uma prefeitura no Centro-Oeste, que Maguito deixou construído para Gustavo Mendanha aparelhar e inaugurar na administração que o sucedeu.

Na área do desenvolvimento urbano, Maguito foi precursor do projeto das academias da terceira idade (academias abertas) nas praças de Aparecida, inspirando o prefeito Gustavo Mendanha a ampliar o número de novas praças, que hoje já passam de 100 em toda a cidade.

Prefeito das casas próprias

Maguito Vilela também promoveu um marco na expansão habitacional no município com a entrega, junto com o governo federal, do Residencial Águas Claras, localizado no setor Jardim Belo Horizonte. O conjunto com 336 apartamentos de dois quartos beneficiou milhares de aparecidenses de famílias de baixa renda, que passaram a ter casa própria e endereço fixo.

As duas gestões de Maguito em Aparecida foram responsáveis também pela entrega de 73 casas para a comunidade quilombola urbana moradora da cidade. Construído na Vila Delfiori, o conjunto habitacional deu destaque nacional à Aparecida por ter sido o primeiro município a oferecer casa própria a descendentes quilombolas no meio urbano.

Como prefeito, ele entregou casas ainda no Retiro do Bosque. Foram 64 residências, destinadas a famílias da Cooperativa de Catadores de Papel de Aparecida de Goiânia que moravam próximo ao Aterro Sanitário municipal. Os beneficiários deixaram barracos improvisados e se tornaram donos de moradias de dois quartos, cozinha americana, sala e banheiro.

“Todas essas obras fazem parte hoje do legado que Maguito deixou para nós, aparecidenses. Nunca esqueceremos tudo o que ele fez por nós. E o honraremos para sempre”, afirmou ainda em meio às lágrimas o prefeito Gustavo Mendanha. “Estamos todos muito tristes com essa perda. Para mim, foi Maguito quem levantou Aparecida, o que mais nos ajudou; e infelizmente hoje o perdemos”, disse Manoel Batista, morador do Jardim Florença, em Aparecida, ao acompanhar pelas ruas da cidade o cortejo de despedida do líder político.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)