Em live com crianças da educação infantil, Gustavo Mendanha fala sobre o trabalho na prefeitura

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

1 de junho de 2021

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

1 de junho de 2021

Foto: Divulgação Secom

A entrevista com os alunos de um Cmei da cidade faz parte de um projeto educacional

Alunos do Cmei José Vicente de Araújo, que fica localizado no Setor American Park participaram de uma live entrevista com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. A ação especial com os aluninhos, que faz parte de um projeto educacional projetado pela professora Lilian Gomes, foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º e teve a participação de 70 crianças da educação infantil matriculadas na unidade.

Por meio do projeto “Volta ao mundo em duzentos dias em tempos de pandemia: usando as tecnologias”, que está inserido no Projeto Político Pedagógico da unidade educacional e que tem previsão de ser concluído no final de 2022, as crianças fizeram diversas perguntas ao prefeito. Da forma delas e com ajuda dos pais, elas perguntaram qual a rotina dele como gestor municipal, se fazia o café, se dava muito trabalho governar uma cidade e também como era a rotina com a família, já que ele é prefeito e tinha que cuidar de Aparecida.

O prefeito respondeu a todas as perguntas de forma bem humorada e esclareceu todas as dúvidas dos pequenos. O gestor contou ainda com a ajuda do filho caçula, Emanuel, que passou parte da manhã no gabinete com o pai. Gustavo aproveitou a ocasião para enaltecer o empenho e a atenção dos alunos. “É muito bom saber que as crianças de Aparecida se interessam, mesmo tão pequenos, pelos atos políticos. Isso mostra que crescerão conscientes de suas responsabilidades como cidadão”, disse.

A pequena Júlia Silva Rodrigues, por exemplo, perguntou sobre quais eram as pessoas incumbidas de ajudar o prefeito no exercício de governar a cidade. Algumas crianças, como Heitor e Eduardo, perguntaram como a pessoa podia fazer para chegar ao posto de prefeito da cidade. Uma outra criança contou, por meio de sua mãe, que queria estudar para trabalhar com o prefeito Gustavo quando crescesse.

Gustavo Mendanha explicou que na prefeitura, por conta das agendas constantes, ele tinha uma pessoa que cuidava do café e das demais artibuições, mas que em casa ele sempre faz a parte dele como lavar a louça, fazer o café da manhã aos domingos e também cuidar dos filhos ao lado da esposa, a primeira-dama Mayara Mendanha. O prefeito abordou ainda que possui uma equipe competente de secretários, diretores e servidores que ajudam a governar Aparecida e a levar os benefícios para a população.

O prefeito Gustavo Mendanha fez a live com as crianças do Cmei acompanhado do filho caçula, Emanuel

“Ouvir que uma criança estuda para trabalhar diretamente comigo é gratificante. Mostra que estou no caminho certo como gestor e me dá ainda mais responsabilidade em governar a cidade para que ela tenha mais oportunidades de estudar e crescer dignamente. E espero ter a oportunidade de viver muito para ver todos vocês trabalhando comigo em favor da nossa cidade no futuro”, finalizou.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, professora Lilia Gomes de Oliveira Santos, o intuito do projeto é proporcionar aos alunos conhecimentos básicos relacionados à cultura dos diferentes povos. No mês de maio, por exemplo, aproveitando a data de comemoração pelo aniversário da cidade, o projeto desenvolveu a etapa levando informações sobre o município, o que teria provocado este momento do prefeito com as crianças. “Os participantes ficaram muito empolgados quando o prefeito conversou com eles sobre o seu papel e atribuições da Prefeitura no comando da cidade”, comentou.

O Projeto Volta ao mundo em duzentos dias em tempos de pandemia: usando as tecnologias acontece por meio de viagens realizadas pelos professores que, dos lugares visitados registram informações por meio de fotos, textos e vídeos e promovem lives com os alunos. O projeto já foi executado em Minas Gerais  e Brasília, além da cidade de Aparecida. O encerramento deve acontecer com uma viagem ao continente africano.