Em outubro, Aparecida teve o menor índice de positividade do ano para a Covid-19

Por Camila Godoy

5 de novembro de 2021

Por Camila Godoy

5 de novembro de 2021

Em média, nesse período, a cada 10 pessoas testadas, uma foi diagnosticada com a doença. Exame padrão ouro continua disponível em nove postos, mediante agendamento. Cidade já fez mais da metade de todos os RT-PCR de Goiás

Dos 11.573 testes de RT-PCR realizados pela Prefeitura de Aparecida no mês de outubro deste ano, 1.331 tiveram resultado positivo para a Covid-19. O índice de positividade de 11,50% é o menor de 2021, indicando desaceleração da pandemia. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue em alerta e reforça a importância da vacinação e das outras medidas de prevenção da doença.

O Município também continua ofertando o exame padrão ouro para diagnóstico da covid-19 em todos os nove postos fixos, mediante agendamento. Aparecida é referência em testagem e a estratégia auxilia no controle e combate da doença. Até esta quarta-feira, 03 de novembro, a cidade já realizou 395.525 testes RT-PCR. O número representa 52% de todos os 756.317 exames padrão ouro realizados em Goiás

“Desde o início do enfrentamento à pandemia, Aparecida investiu na testagem em massa porque ela possibilita identificar, isolar, monitorar e tratar os doentes. Além disso, só com diagnósticos e números reais da covid-19 o Comitê pode visualizar o cenário do município e tomar as medidas necessárias. Diante disso, fiquei bastante satisfeito em saber que tivemos a menor taxa de positividade do ano em outubro. É sinal de que a vacinação tem surtido efeito e que estamos superando esse momento”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

Tendência de queda

Em fevereiro, durante o pico da segunda onda da pandemia na cidade, o percentual de positividade foi de 29%. Assim, enquanto no pior mês de enfrentamento ao Coronavírus, aproximadamente, três a cada dez pessoas testadas foram diagnosticadas com a Covid, em outubro, apenas uma a cada dez pessoas que realizaram o exame confirmaram a doença.

Outubro foi o mês em que a taxa de positividade mais se aproximou da casa dos 10%. Em janeiro, o índice era 18,65%, em fevereiro 29%, março 23,55%, abril 20,82%, maio 22,40%, junho 25,19%, julho 25,92%, agosto 20% e setembro 17,41%.

“É um resultado satisfatório, que aponta a tendência de desaceleração da pandemia em Aparecida. Outubro também foi o mês com o menor número de testes realizados, o que poderia elevar o índice de positividade, mas mesmo assim alcançamos a menor taxa, indicando retração da doença. Chegamos a fazer mais de 30 mil testes em julho e agora fizemos 11.573”, avalia o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

O gestor também credita essa desaceleração, principalmente, ao avanço da imunização: “No dia 20 de outubro completamos nove meses da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em nossa cidade e, ao meu ver, a queda da positividade é fruto, principalmente, da imunização coletiva. Por isso, reforço a importância de todos completarem o esquema vacinal”.

Testagem em Aparecida

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, alerta sobre a importância do exame: “A pandemia está desacelerando, mas precisamos seguir em alerta e para isso o exame é fundamental. Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”, reforça. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.

“Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado nos postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Hospital Garavelo e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. Em todos esses locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados”, informa a superintendente.