Em parceria com universidade, SMS oferece serviços de saúde para haitianos neste domingo, 04

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 01 de dezembro de 2016 – A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam na manhã do próximo domingo (04), serviços de saúde para os haitianos que residem em Aparecida. Como a maior concentração deles é no setor Expansul, o evento “Haiti sem Fronteiras” será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que fica na Avenida Cel. Eduardo Augusto de Barros, em Aparecida. As atividades serão oferecidas das 8h às 13h.

No local, os haitianos terão acesso a ultrassonografias, por meio do ônibus do Médico Radiologista Dr. George Morais Ferreira. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da SMS, está dando suporte logístico, cedendo o local, recursos humanos e equipamentos, além do micro-ônibus para realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais e trailer da odontologia que oferecerá aplicação de flúor e limpeza bucal.

“O objetivo é tornar esses serviços de saúde mais acessíveis e fazer com que eles criem vínculo com a Unidade Básica de Saúde do Expansul, que é unidade referência para eles e onde poderão buscar atendimentos básicos de saúde”, destaca a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família.

A PUC/GO vai oferecer, na parte médica exame acuidade visual; triagem para doença renal; triagem para alergia respiratória (rinite e asma) e alimentar; triagem para déficit de crescimento, obesidade infantil, aferição de pressão arterial e cálculo de IMC, por meio do Curso de Fonoaudiologia orientações fonoaudiológicas para Gestantes, amamentação (uso de chupeta e mamadeira), Teste da Orelhinha, Teste da Linguinha, desenvolvimento da linguagem, gagueira, saúde do trabalhador e mastigação.

O curso de Enfermagem da PUC vai realizar triagem para diabetes, hepatite B e hepatite C, vacinas, orientação quanto a prevenção da Tuberculose e Hanseníase, higiene bucal e corporal, orientação quanto ao saneamento básico, uso e armazenamento adequado de alimentos, saúde da mulher e DST, e participação da Liga do Riso. A Biomedicina fará tipagem sanguínea, glicemia capilar, orientação sobre anemias, doação de sangue e transplantes de medula óssea.

“Eventos que visam integrar socialmente os haitianos são muito importantes, até para auxiliar na aquisição da língua, já que o Criolo possui uma estrutura diferente do português. Muitos já têm um nível de proficiência no português satisfatório para comunicação, entretanto, outros não falam nada, o que dificulta o acesso à saúde e educação, por exemplo. Para isso, o poder público e demais instituições precisam desenvolver políticas públicas de inclusão social, cultural e de saúde”, explica a professora de português para estrangeiros, Ana Clara Dias.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Haiti sem Fronteiras: PUC/GO e SMS oferecem serviços de saúde para comunidade haitiana em Aparecida

Data: 04 de dezembro de 2016 (domingo)

Horário: 8h às 13h

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que fica na Avenida Cel. Eduardo Augusto de Barros, ao lado da Igreja do Pe. Luiz Augusto e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amélia Alves.