Em reunião, Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Aparecida libera funcionamento de espaços de festas e novas regras para arenas esportivas

Por Rafael Freitas

23 de setembro de 2020

Por Rafael Freitas

23 de setembro de 2020

Foto: Arquivo-Secom

Regras e protocolos ainda estão sendo debatidas e constarão de portaria que será publicada ainda nesta semana no Diário Oficial Eletrônico do município

Membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia discutiram na tarde desta terça-feira, 22, a proposta de retomada das atividades de espaços de festas e eventos no município. Após deliberarem sobre o assunto foi então autorizada, com regras e protocolos, a reabertura responsável dos mais de 260 estabelecimentos ativos e atividades relacionadas, como buffet, exposição aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário no município.

A liberação ocorrerá após publicação da Portaria, que deve ocorrer ainda nesta semana e constará todas as regras e normas para o retorno dessas atividades. O documento está sendo elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e depois de pronto será encaminhado para a Casa Civil para publicação no Diário Oficial Eletrônico de Aparecida.

De acordo com a secretaria de Saúde, a decisão de reabertura responsável foi tomada após avaliação dos dados técnicos que mostram que as medidas de prevenção deram resultado, como queda no índice de mortalidade e ocupação de leitos de UTI, além dos protocolos rígidos de prevenção a pandemia.

Conforme já destacados na reunião, os locais de festas e eventos, que estavam com as atividades paralisadas desde março para impedir o avanço do novo Coronavírus, deverão adotar todos os protocolos aplicados a bares e restaurantes, além dos seguintes critérios: número máximo de 100 pessoas, não podendo exceder a 30% da capacidade do estabelecimento e uma pessoa a cada 12m².

O Comitê também liberou a retomada responsável, assim que publicada portaria, de equipamentos recreativos e esportivos, como as arenas e quadras. O município de Aparecida conta atualmente com 170 estabelecimentos ativos, sendo 70 deles arenas e 15 possuem área maior de 1.200m². Para verificar o cumprimento das regras nestas atividades que tiveram a reabertura liberada, a fiscalização será reforçada. O descumprimento das regras ocasionará interdição, multas e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Matriz de Risco – O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida de Goiânia se reúne semanalmente para analisar a situação epidemiológica da cidade e deliberar sobre as ações a serem tomadas no município.

Mediante o pedido de retomada de atividade de qualquer setor, o subcomitê técnico analisa os impactos, o cenário e as implicações de atendimento à demanda. Ele submete a decisão ao Comitê, que mais uma vez discute o caso e delibera.

Segundo os dados analisados pelo Comitê, os casos ativos de Covid-19 da cidade estão em declínio, com baixa demanda hospitalar, e há estabilização nas taxas de internações, tanto em leitos de enfermaria como de UTI. Além disso, estamos em baixa com a letalidade municipal e há a manutenção da força de trabalho e a regularidade nos estoques de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Nesse sentido, seguindo nota técnica da Secretaria de Saúde, pode haver uma regressão na tomada de atividades caso as taxas de ocupação de Leitos de UTI-COVID fiquem acima de 80%*, ou se a média móvel de casos ativos oscile positivamente mais do que 15% nos próximos 14 dias e a taxa de ocupação de leitos seja acima de 70% por três dias consecutivos.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 é formado pelas secretarias da Prefeitura de Aparecida, Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Associação dos Feirantes (Afag), Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida (Acirlag) e Sebrae Goiás – Regional Aparecida.