Em reunião da Frente dos Prefeitos com a ONU, Gustavo discute projetos na área da Segurança

Por Thiago Marques

5 de julho de 2017

Por Thiago Marques

5 de julho de 2017

Foto: Divulgação

Prefeito de Aparecida – um dos vice-presidentes da FNP – esteve em Brasília (DF) em encontro liderado pelo argentino Niky Fabiancic, dirigente da ONU no País

Aparecida de Goiânia, 05 de julho de 2017 – A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, por meio de suas agências setoriais, oficializou parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos ao assinar um acordo que prevê participação ostensiva daquela entidade no 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), sob responsabilidade da FNP.

O prefeito Gustavo Mendanha, que é um dos vice-presidentes da Frente, participou da reunião realizada nesta terça-feira (4), em Brasília (DF), e no caso de Aparecida de Goiânia, demandou apoio para implantação de projetos que auxiliem a reduzir a criminalidade na cidade. “Somos mais de 550 mil habitantes. Temos forte vocação industrial e empresarial. Mas os dados que dizem respeito à Segurança Pública são alarmantes. Esta responsabilidade é do Estado, mas não podemos ficar omissos, de braços cruzados. Temos que adotar iniciativas que resultem em mais tranquilidade para a nossa população”, disse o prefeito na sede da ONU.

A reunião foi coordenada pelo dirigente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic. Também foi acordado que a Organização das Nações Unidas irá instituir um selo que reconhece as boas práticas municipais. Por fim, a ONU também auxiliará aqueles prefeitos que se interessarem por um estudo tributário que a organização formatará para orientá-los melhor na utilização dos recursos públicos.

“Quanto mais apoio tivermos na busca de soluções para os desafios das nossas cidades e para proporcionarmos mais qualidade de vida para nossa gente, melhor”, comemorou o prefeito Gustavo Mendanha, ao final da reunião.

Os municípios, por sua vez, se comprometeram a intensificar ações que respaldem os trabalhos das diversas agências da ONU no Brasil. Ações estas que vão desde o amparo a refugiados, passando pelo combate a doenças sexualmente transmissíveis e segurança alimentar.

Prévia
Antes da reunião na sede da ONU no Brasil, no Setor de Embaixadas Norte, em Brasília, o prefeito Gustavo Mendanha se encontrou com prefeitos de diversos estados (AL, MG, PR, PE, SP, MA e ES, entre outros) na sede da Frente Nacional dos Prefeitos.

Eles trataram da formação de uma comissão de deputados que irá encampar projetos e discussões de interesse da FNP no Congresso Nacional. Também deliberaram sobre parcerias importantes que já foram ou que estão sendo firmadas com a Frente Nacional dos Prefeitos, como Sebrae, Instituto Natura e Childhood. “A nosso favor conta o fato de que sempre buscamos o máximo de qualificação técnica dos nossos projetos”, comentou o presidente da FNP, Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP).

Texto: Thiago Marques