Em viagem à China, Gustavo Mendanha participa de congresso de tecnologia e conhece instalações da Huawei

Por Rafael Freitas

18 de setembro de 2019

Por Rafael Freitas

18 de setembro de 2019

Foto: Gustavo Mendanha conhece as instalações da fábrica da Huawei em Shenzhen, na China. Foto: Divulgação/Secom

Prefeito embarcou para o país na última quinta-feira, 12, a convite dos executivos da empresa de tecnologia chinesa que é uma das maiores fornecedoras de tecnologia do mundo

O município de Aparecida tem aplicado investimentos em tecnologia e inovação para se tornar referência em gestão pública no uso de soluções urbanas inteligentes. O projeto Cidade Inteligente, que está em sua primeira fase de execução, ganhou três prêmios nacionais e um internacional e pretende fazer de Aparecida vitrine do país com a implantação de recursos tecnológicos para cidadãos inteligentes.

Por conta deste destaque, o prefeito Gustavo Mendanha foi convidado pelos executivos da Huawei Technologies Co. Ltd, para conhecer as instalações da empresa de tecnologia e equipamentos para redes e telecomunicações em Shenzen, no sudoeste asiático. “A viagem está sendo bastante positiva no âmbito de conhecer as tecnologias mundiais e em fazer parcerias levando essa tecnologia para Aparecida de Goiânia, tornando nossa cidade mais competitiva e inteligente. As câmeras que eu vi aqui serão as mesmas que serão instaladas na cidade em outubro”.

O gestor municipal também participa dois dois dias do congresso anual da Huawei, onde apresentam as novidades em tecnologia e avanços da indústria, o Huawei Connect 2019, realizado em Xangai de 18 a 20 de setembro. Segundo informações divulgadas pela empresa chinesa, a conferência deste ano tem como tema “Inteligência Avançada” e tem como objetivo estabelecer um ambiente aberto, cooperativo e plataforma compartilhada para clientes e parceiros para explorar novas oportunidades para um futuro inteligente.

“O futuro da computação é um mercado massivo que vale mais de dois trilhões de dólares”, disse Ken Hu, vice-presidente da Huawei durante o evento de abertura. “Iremos superar os limites da arquitetura, investir em processadores para todos os cenários, manter limites de negócios claros e criar um ecossistema aberto”, destacou ele.

Ao final do primeiro dia do congresso, Gustavo Mendanha enfatizou que o projeto Cidade Inteligente, irá transformar o município. “Estamos preparando nossa cidade para entrar no hall de cidades que fazem uso da inovação tecnológica para o desenvolvimento de ações que potencializem a qualidade de vida das pessoas. Até porque o aparecidense é a principal razão do projeto, que é voltado para a prática da cidadania e da vida em sociedade”, afirmou.

O prefeito ainda acrescentou que o Cidade Inteligente projeta a cidade para um presente mais tecnológico e, principalmente, para as futuras gerações. “Este projeto enxerga a cidade que queremos para o futuro, com ações que projetem o bem-estar da população. Por isso, queremos fazer de Aparecida uma cidade que pensa a modernidade”, salientou.

Divulgação/internet

Ainda dentro da programação da viagem institucional, que segue até a próxima semana, o prefeito Gustavo Mendanha irá se encontrar com executivos chineses. “Essas reuniões são importantes para que no futuro possamos firmar parcerias que ajudem no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, comentou o prefeito. Enquanto realiza a viagem institucional à China, o vice-prefeito Veter Martins, responde interinamente como chefe do Executivo Municipal.

Cidade Inteligente – O projeto prevê a implantação de uma rede de fibra ótica de alta velocidade e alta largura de banda larga em todos os prédios públicos municipais com custo operacional reduzido. Esse sistema ampliará a capacidade de comunicação interna entre os órgãos da administração pública, agilizando a realização de processos e atendimento eficiente aos cidadãos.

O projeto também consiste na elaboração de modelos de planejamento e regulação urbana, ampliação de cursos profissionalizantes e de capacitação para diversas atividades produtivas, com foco no empreendedorismo, desenvolvimento de habilidades e outras competências.

O ‘Cidade Inteligente’ prevê ainda a criação de redes que irão possibilitar o acesso gratuito à internet em aparelhos públicos, criação de minigames educacionais e informacionais, ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade com aumento do número de câmeras e adoção de softwares de reconhecimento de padrões com, se necessário, utilização de drones e robôs.

“Estamos instalando 600 quilômetros de fibra óptica para levar a internet para todas as regiões de Aparecida, principalmente para aquelas onde as empresas de telefonia não possuem interesse em investir. Com isso vamos conectar toda a cidade, melhorando o acesso à internet tanto para os moradores quanto para os órgãos públicos, agilizando os atendimentos e transformando a realidade dos cidadãos”, salientou Gustavo Mendanha.

O gestor disse ainda que o projeto possui sete eixos e que um deles visa a melhoria da segurança da população, pois conta com a implantação de 600 câmeras de segurança com olhos de águia, para auxiliar na proteção de nossos moradores. “A instalação desses equipamentos de videomonitoramento terá início em outubro e até o fim do ano nossa cidade estará totalmente vigiada, promovendo maior sensação de segurança para os cidadãos e também ajudando na elucidação de crimes”, sublinhou.