Em videoconferência, Aparecida e cidades chinesas discutem práticas no combate à Covid-19

Por Allan David

3 de junho de 2020

Por Allan David

3 de junho de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Encontro virtual com governantes dos municípios de Fuzhou e Yangzhou selou troca de experiências sobre prevenção à doença, isolamento social e retomada da economia

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, presidiu nesta quarta-feira (3) uma videoconferência internacional com governantes chineses para troca de experiências de cidades brasileiras e daquele estado estrangeiro sobre prevenção e enfrentamento à Covid-19. O vice-prefeito de São Luís (MA), Júlio Pinheiro, também participou da conferência a distância.

A reunião buscou colocar Aparecida e a capital maranhense em contato com as boas práticas adotadas pelas cidades chinesas de Fuzhou (72 casos e 1 óbito) e Yangzhou (23 casos e nenhum óbito), consideradas modelo de gestão pública eficiente no combate ao novo coronavírus.

Gustavo Mendanha e Júlio Pinheiro dialogaram com a vice-prefeita de Fuzhou, Li Chun; o vice-prefeito de Yangzhou, Yu Ting; o vice-presidente do Hospital Jin Yin Tan, de Wuhan, Huang Chaolin; e com o diretor geral do Departamento de Assuntos Americanos e Oceânicos da Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros, Shen Xin.

O vídeo com a íntegra da reunião, que tem tradução do mandarim para português, está disponível no canal da Frente Nacional de Prefeitos no Youtube. Clique aqui para assistir

Na videoconferência, as autoridades detalharam as ações tomadas em cada localidade na prevenção e enfrentamento à Covid-19, bem como na definição de estratégias para a saída do isolamento social e a retomada da economia.

Providências tomadas em Aparecida

Gustavo Mendanha presidiu a conferência a distância com as autoridades chinesas – Foto: Claudivino Antunes

O prefeito de Aparecida foi o primeiro a falar. Gustavo destacou a implantação dos 123 leitos de UTI e semi-UTI exclusivos para tratamento de Covid-19 na cidade e a ampliação recente na capacidade de testagem, que passou de 15 testes semanais para 300 testes diários, inclusive pelo sistema de drive-thru. E falou também da Sala de Situação e da Central de Telemedicina.

“Todos sabem que a China é um dos maiores parceiros econômicos do Brasil. E hoje é um dia importante para Aparecida, mais uma vez, se destacando e mostrando suas potencialidades, além, claro, das discussões em torno da Covid-19”, resumiu Gustavo Mendanha. Ele mencionou ainda a testagem domiciliar iniciada em Aparecida com 1.200 testes realizados a cada 15 dias.

No campo da retomada econômica, a Prefeitura de Aparecida avalizou a decisão do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus que autorizou, em abril, a reabertura responsável, e monitorada, de 82% do comércio local. E, nesta quinta-feira (4), com respaldo do Comitê, o município terá reaberto também os shoppings centers, entre outras medidas.

Medidas de isolamento social

Respondendo ao prefeito de Aparecida, a vice-prefeita de Fuzhou narrou as principais medidas de isolamento social adotadas lá, e os desafios encontrados pelo município. Ela se colocou à disposição dos municípios brasileiros. “O vírus não respeita fronteiras, e é na adversidade que se prova a amizade. Estamos dispostos a manter contatos estreitos com as cidades para reforçar a cooperação e alcançar a vitória definitiva no combate à doença”, comentou Li Chun.

O vice-prefeito de Yangzhou, Yu Ting, relatou as medidas de coerção definidas para aqueles que descumpriram as medidas de isolamento. E ressaltou: “Desde o início da epidemia, o município de Yangzhou tem tratado o controle da doença de forma muito atuante, trabalhando de acordo com os requisitos de confiança, unidade e abordagem precisa, baseado em ciência para combater a epidemia. Os esforços árduos produziram resultados positivos. O município não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito por 105 dias consecutivos”, disse ele.

Segunda onda de contágios

Em seguida, Gustavo Mendanha perguntou ao vice-presidente do hospital de Wuhan se há a constatação de uma possível segunda onda de Covid-19 na China e como está sendo essa preparação, considerando a reabertura das atividades econômicas.

Huang Chaolin respondeu contextualizando a primeira onda de contágios. “Num curto espaço de tempo, conseguimos construir 16 hospitais de campanha e 2 hospitais especializados com 1 mil leitos. E durante esse tempo, conseguimos estruturar 55 hospitais e transformar 530 hotéis em locais de isolamento social, aumentando para 110 mil leitos”, relatou o gestor hospitalar.

Assistência aos mais vulneráveis

Prefeito de Aparecida recebeu conselhos dos seus pares da China – Foto: Claudivino Antunes

Uma das primeiras providências que a Prefeitura de Aparecida tomou após a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março, foi implementar uma ampla frente de apoio às famílias mais vulneráveis e aos moradores de rua da cidade. Relembre.

Na videoconferência, Gustavo explicou o funcionamento das políticas de assistência às pessoas e instituições mais vulneráveis em Aparecida e ouviu, na sequência, o relato do vice-prefeito de Yangzhou, que também executou ações sociais para atenuar os efeitos da epidemia.
A videoconferência foi organizada conjuntamente pela Frente Nacional de Prefeitos, Huawei, Governo da China e Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros.