Empossado novo Grupo Gestor do CEU das Artes do Parque Flamboyant

Por Rackel Vieira

17 de março de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Foram empossados na noite da última sexta-feira, 16, os membros do Grupo Gestor Tripartite do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Deputado João Natal, situado no Parque Flamboyant em Aparecida de Goiânia. A gestão compartilhada é composta por 18 membros e seus respectivos suplentes, entre eles integrantes do Poder Público local, da comunidade e da Sociedade Civil Organizada. Na ocasião, foi empossado coordenador Geral do CEU, o servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Hamilton Fidelis Júnior, com o mandato de dois anos.

Segundo o secretário executivo de Cultura, Avelino Marinho, as atividades dos membros do Grupo Gestor não serão remuneradas, sendo, porém, consideradas de alta relevância para o interesse público municipal. “A partir de agora se torna oficial o que já era desenvolvido aqui no CEU do Parque Flamboyant. O trabalho desses gestores que desde o início não mediram esforços para manter esse local em pé, com as atividades a todo vapor, hoje se torna legítimo. Parabéns a todos e que possamos juntos, enquanto Poder Público, comunidade e Sociedade Civil Organizada conceder sempre o melhor para esse espaço tão importante para a população”, destacou.

De acordo com o coordenador geral eleito, Hamilton Fidelis Júnior, atualmente, o CEU Deputado João Natal, atende cerca de 1.500 pessoas de diversas faixas etárias. Ao todo são 25 oficinas nas áreas de esporte, recreação, cultura, música, formação, qualificação, entre outras. “O grupo visará atender as demandas da comunidade da região, promovendo inclusão social, esportiva e cultural.  O que faremos aqui é um trabalho voluntário, que certamente fortalecerá as ações que a Prefeitura já desenvolve no CEU”, afirmou.

Entre as atribuições do Grupo Gestor estará a aprovação do Regimento Interno do CEU e do Estatuto do Grupo Gestor do CEU, a definição e administração dos usos dos equipamentos, programação das atividades e eventos, organização da agenda de utilização dos espaços, viabilização de parcerias, realização de ações que desenvolvam a cidadania e fomentem a cultura e o esporte, envolvendo sempre a utilização do equipamento público.

Os representantes do Poder Público são formados por servidores das secretarias municipais de Assistência Social; Mobilidade e Defesa Social; Educação e Cultura; Transparência, Fiscalização e Controle; Esportes, Lazer e Juventude e Desenvolvimento Urbano. Da comunidade fazem parte os moradores dos bairros Parque Trindade, Jardim Olímpico, Parque Flamboyant e Jardim Bela Vista.

A Sociedade Civil Organizada conta com integrantes das Associações Vida Abundante e Bairros do Parque Flamboyant, Instituto Abrigo Coração de Jesus, Coletivo BMX Freestyle, Escola Evangélica Araújo Lima, Escola Centro de Orientação e Valorização do Adolescente e Mullher (ECOVAM), Centro Juvenil São Domingos Sávio, Associação de Moradores do Parque Trindade I, II, e III.

CEU: Os Centros de Esportes Unificados (CEU´s) foram idealizados de modo intersetorial pelo Governo Federal, incluindo em um mesmo espaço físico programas sociais, com o objetivo de promover, em áreas de vulnerabilidade social, a ampliação do acesso a serviços públicos, o desenvolvimento econômico e social, assim com a garantia de direitos e a cidadania da população da localidade. Aparecida de Goiânia conta com duas Praças, sendo esta do Parque Flamboyant e a unidade Orlando Carneiro, no setor Cidade Vera Cruz.