Empossados novos gestores e secretários de escolas municipais de Aparecida de Goiânia

Foto: Valdir Antunes - Secom

Mandato é de dois anos; governo de Maguito Vilela que iniciou processo
de escolha direta nas unidades educacionais da rede pública municipal

Aparecida de Goiânia, 20 de dezembro de 2016 –  Tomaram posse nesta terça-feira (20) os gestores e secretários das escolas municipais de Aparecida de Goiânia, eleitos no dia 30 de novembro para o biênio 2017/2018. O evento, conduzido pelo secretário de Educação, Domingos Pereira, contou com a presença dos familiares dos empossados.

“Não se pensa educação se não pensarmos em participação democrática. Em 2009, no primeiro ano da primeira gestão do prefeito Maguito Vilela, a Câmara de Vereadores aprovou o processo de eleição direta para gestores. Esse é o quarto pleito. O processo eleitoral foi acompanhado em todas as suas etapas pela Comissão Eleitoral e é considerado um marco histórico na educação do unicípio”, destacou o secretário.

Foram empossados 63 gestores. Todos foram escolhidos democraticamente em um processo onde votaram pais, servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e alunos. “Trabalho desde 2006 na rede municipal de Aparecida e essa é minha segunda eleição para gestora. Prometo fazer o meu melhor e corrigir o que erramos na última gestão, ressaltou a diretora reeleita Telma dos Santos, da Escola Municipal Camila Scaliz Figueredo, no setor Expansul.

Período

Os diretores e secretários eleitos exercerão mandatos de dois anos: de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Após a posse, os coordenadores pedagógicos de cada unidade serão escolhidos pela própria equipe de professores, em um processo interno. Os gestores passarão agora por um processo de formação conduzido pela SME para orientações gerais sobre a rede de ensino e, em seguida, serão lotados. “Quem sabe quem é a melhor pessoa para dirigir a escola é a comunidade e não o gestor em seu gabinete”, sintetizou o secretário de Educação Domingos Pereira.

O processo eleitoral de 2016 foi iniciado em junho, com a criação das Comissões Eleitorais de cada escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a homologação do edital. À SME, coube acompanhar e fiscalizar tudo por meio da Comissão Eleitoral Central, que era formada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego), dos estudantes, da Câmara de Vereadores e por pais ou responsáveis.

As escolas e CMEIs que não conseguiram lançar edital para o processo eleitoral no mesmo período, em junho último, e por isso não realizaram a eleição neste ano de 2016, tem 90 dias, contados a partir da data da eleição (30 de novembro) para convocar um novo processo. O mesmo prazo vale para as unidades inauguradas depois do mês de junho. Ao todo, 25 deverão realizar esse mesmo processo em fevereiro de 2017.

O processo de escolha direta dos gestores era previsto em âmbito federal pelo artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, mas até 2008, Aparecida ainda mantinha o sistema de indicações.