Empossados novos membros do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Por Rodrigo Augusto

3 de julho de 2018

Por Rodrigo Augusto

3 de julho de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Com o objetivo de de formular e propor ações voltadas à promoção da igualdade racial, combater o racismo e assegurar os direitos da população negra, indígena e comunidades tradicionais (quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana), bem como fiscalizar a execução das ações tomaram posse os novos membros do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia. Ao todo, foram empossadas 32 pessoas entre titulares e suplentes, que irão representar a gestão municipal e sociedade civil organizada no biênio 2018-2020.

“Nossa meta é garantir que as políticas públicas sejam voltadas para sociedade civil e que aconteçam no esporte, na cultura, na educação na saúde e em outras áreas. O conselho dará mais visibilidade ao município e mais transparências aos trabalhos voltados para questões de igualdade racial”, pontuou o presidente interino João Batista de Oliveira durante a posse.

O vice-prefeito Veter Martins, que representou o prefeito Gustavo Mendanha na solenidade de posse realizada nesta terça-feira, 03, no auditório da Secretária de Educação e Cultura, assegurou que o governo municipal será parceiro do Conselho, desenvolvendo políticas públicas e apoiando as ações proposta pelo grupo. “Podem contar efetivamente com nossa gestão, não tenham dúvidas de que o prefeito estará ombreado com todos vocês em diversas lutas”, frisou.

A representatividade no Conselho é ampla, garantindo participação de diversos segmentos da sociedade civil como movimento hip-hop, povo cigano, religiões de matrizes africanas, sindicato dos trabalhadores, juventude, LGBT, comunidade quilombola, mulher negra e outros. “Fico muito agradecido por ter sido indicado pela OAB-Aparecida para fazer parte do conselho. Nossa participação será no sentido de orientar a todos os integrantes acerca de procedimentos e normas jurídicas para realização dos trabalhos”, apontou o advogado Wanderson Alves Oliveira ao final do evento.

Servidores das secretarias de Educação e Cultura, Saúde, Governo, Articulação Política, Esporte, Lazer e Juventude, Assistência Social e Coordenadoria da Igualdade Racial também foram empossados e irão representar o Poder Público no conselho que a partir de agora passa a se reunir uma vez ao mês para traçar ações e políticas públicas para à igualdade racial.