Encenação da Via Sacra marca Semana Santa em Aparecida

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 20 de março de 2013 – Será realizada nesta sexta-feira, 29, a partir das 15h, a tradicional encenação da Via Sacra promovida há 27 anos pelos fiéis da Igreja São João Batista, do setor Colina Azul. O espetáculo é coordenado pelos jovens da paróquia e terá a participação do Grupo Teatral Repensar, além do apoio logístico da prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Cerca de 150 jovens participarão da encenação deste ano, que tem como objetivo passar a mensagem do que Jesus passou em suas últimas horas de vida. “Queremos mostrar para a população, e principalmente para os jovens, que Jesus morreu para nos salvar, para nos livrar de nossos pecados e também mostrar o que ele foi e o que sofreu pelo nosso bem”, informou um dos coordenadores da Via Sacra, Isaias Silva Leite Menezes.

VIA CRÚCIS – A via crúcis é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. Os fiéis percorrem mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

Também chamada Via Sacra, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII), quando os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI.

Cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte

2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas

3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez

4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe

5ª Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus

6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus

7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez

8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

9ª Estação: Terceira queda de Jesus

10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes

11ª Estação: Jesus é pregado na cruz

12ª Estação: Jesus morre na cruz

13ª Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe

14ª Estação: Jesus é enterrado

Sugestão de Pauta:

Assunto: Tracional encenação da Via Sacra marca Semana Santa em Aparecida.

Data: 29 de março de 2013 (sexta-feira).

Horário: a partir das 15 horas.

Local: Campo de futebol do Jardim Riviera. Avenida Pedro Ludovico, s/nº – Jardim Riviera.

Contatos: Coordenadores da Via Sacra – Isaias Silva Leite Menezes (62) 9211-9813 ou Redelson (62) 9250-0767.