Encontro de Catira, Viola, Folia de Reis e Fiandeiras resgata memória e tradições populares do município

Por Frederico Noleto

22 de setembro de 2018

Por Frederico Noleto

22 de setembro de 2018


Foto: Carlos Alexandre

Uma das melhores formas de se demonstrar os valores de um povo está na dedicação à preservação de sua memória e de suas tradições. As culturas populares marcam a identidade brasileira no que ela tem de melhor. Como forma de demonstrar o compromisso do município com a preservação de sua história e seus valores, a Prefeitura ajudou a promover o 20º Encontro de Catira, Viola, Folia de Reis e Fiandeiras de Aparecida, que aconteceu na manhã desta sábado (22), no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

“Estamos preservando nossa identidade, nossa cultura, nossa história. Nosso objetivo é esse. Dar continuidade e não deixar que tudo isso acabe” – ponta Nilmari Siqueira, presidente da Associação Aparecidense dos Catireiros, Violeiros, Foliões e Violeiros. Ela conta que a primeira edição aconteceu em 1998 e que , a cada nova edição, percebe o quanto a evento tem melhorado e atraído cada vez mais comitivas e participantes.

“Queremos conservar nossa cultura com a reza das folias, apresentações de dança, músicas sertanejas e outras manifestações culturais goianas” – lembra. Além das apresentações culturais a programação do evento também também contou com a realização de uma cavalgada entre o Rancho Calcanhar Quebrado e o local do encontro. Os cavaleiros foram recepcionados com festa e o tradicional almoço goiano.

Segundo Nilmari, o encontro ganhou dimensões enormes ao ponto de não promover mais somente a diversidade cultural de Aparecida, mas também de todo o estado. Participaram comitivas dos municípios de Inhumas, Nova Veneza, Anápolis, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Itaguari, Goiânia, Caturaí e Itaguari. “A realização deste encontro é muito importante para Aparecida e também para o Estado de Goiás. Poucas cidades no Brasil conseguem realizar um evento tão importante como este para a cultura popular” – lembra Avelino Marinho, secretário Executivo de Cultura.

A abertura oficial foi marcada pela execução ao vivo do Hino de Aparecida pela Banda Sinfônica do município, regida pelo Maestro Francinaldo. Logo após houve uma apresentação das crianças selecionadas pelo projeto Catira nas Escolas que integram o grupo As Meninas de Aparecida. As fiandeiras fizeram um show a parte, exibindo seus belos trabalhos manuais em tempo real para todos conhecerem. O final teve ficou a cargo da apresentação mais aguardada do dia, com Os Filhos de Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)