Encontro de Folia de Reis de Aparecida começa neste domingo, 22

Por Rackel Vieira

17 de abril de 2018

Por Rackel Vieira

17 de abril de 2018


Foto: Ênio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida (Seduc), realiza neste domingo, 22, das 8h às 16h, na Praça da Matriz, o tradicional “Encontro de Folia de Reis”. O objetivo é preservar as raízes e a cultura popular. A comemoração é uma das mais importantes da cultura popular folclórica e é uma maneira de celebrar o nascimento de Jesus e a visita dos três Reis Magos.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Aparecida, Valéria Pettersen, além do grupo Folia de Reis de Aparecida, cerca de 30 companhias de diversas cidades participarão do encontro. “A estimativa é que duas mil pessoas passem pelo local. A Folia de Reis tem ganhado espaço em Aparecida, pois, anualmente a festa reúne milhares de devotos e voluntários.  Desta maneira, as tradições serão preservadas no futuro se continuarmos a interagir com diversas manifestações que revelam a identidade do nosso povo”, destacou.

Segundo a secretária, o evento oferecerá uma infraestrutura completa para garantir aos visitantes segurança, conforto e bem estar. “Uma tenda e um palco será montado no local e uma ambulância estará de prontidão. A Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana se encarregará da organização do trânsito no local e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) providenciará uma maior distribuição de lixeiras na  praça, além da instalação de banheiros químicos”, explicou.

Origem – A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa. Atualmente no Brasil, a festa de Folia de Reis expressa a devoção dos homens através de seus personagens, cânticos, roupas e costumes, dando graças ao Senhor Deus, e rogando proteção para as intempéries da vida. Apesar de ser uma expressão da religiosidade, a festa é considerada como de atuação espontânea, desvinculada das regras oficiais da Igreja Católica. Normalmente, os foliões estão pagando alguma promessa, para participar ativamente da festa. Uma das características da festa é a diversidade, cada cultura, cada cidade tem costumes e tradições diferentes, de acordo com as peculiaridades da região.

Serviço

Assunto: Encontro de Folia de Reis de Aparecida começa neste domingo, 22

Data: Domingo, 22 de abril de 2018  

Horário: Das 8h às 16h

Local: Praça Matriz – Setor Central, Aparecida de Goiânia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)