Encontro destaca uso de tecnologias e trabalhos de robótica na educação municipal de Aparecida

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

9 de novembro de 2022

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

9 de novembro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Evento contou com palestra, exposição de trabalho pedagógico e premiação das escolas vencedoras da Gincana de Arrecadação de Lixo Eletrônico

Diretores e coordenadores das escolas municipais de Aparecida de Goiânia participaram nesta quarta-feira, 09, de uma capacitação em inovação e tecnologias educacionais. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação no auditório da Associação Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag) debateu o uso das tecnologias na educação e a sua importância no contexto de pós pandemia.

“Nossas escolas municipais têm qualidade no ensino-aprendizagem e o nosso município tem o compromisso de dar acesso ao que há de melhor para formação humana e social das nossas crianças”, destacou o secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo.

Além da palestra ministrada pelo professor Clebes André, que é mestre em física e educador maker, os profissionais conferiram exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante as aulas do “Projeto Maluquinho por Robótica: uma aventura divertida”.

Maria Eduarda Rodrigues, que estuda no 4º ano na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro, apresentou o protótipo de um avião. “Foi uma experiência espetacular de estudo, criatividade e descobertas. Foi muito divertido”, comentou a estudante que, em casa, contou com a colaboração da irmã e do padrasto para confecção do objeto.

O superintendente de Tecnologias Educacionais, professor Luciano Fernandes, afirma que a proposta é intensificar os projetos nos próximos anos. “Esse evento reforça o nosso compromisso de transformar a educação pública com o uso de tecnologia, despertando nas crianças o aprendizado, a experiência e a criatividade”.

Durante o evento, foi divulgado também o resultado da I Gincana de Arrecadação de Lixo Eletrônico. A campanha arrecadou mais de dez toneladas de resíduos, entre carcaças de computadores, baterias e periféricos em geral.

“Mais do que ganhar os computadores, podemos perceber a empolgação das crianças em poder contribuir com as questões ambientais e aprender que esses produtos descartados irregularmente promovem danos ambientais”, afirmou a diretora Lucélia de Castro, da Escola Municipal Adelino Ariane, uma das campeãs da gincana. Segundo ela, a campanha envolveu os alunos, a comunidade escolar e o bairro em geral.