Encontro Eu vou de Rosa marca início das ações de conscientização do câncer de mama em Aparecida

Por klau Bueno

9 de outubro de 2018

Por klau Bueno

9 de outubro de 2018

Foto: Arquivo/secom

Durante todo o mês de Outubro as Secretarias de Saúde e da Mulher vão promover ações para alertar a sociedade da importância de diagnosticar a doença precocemente

Outubro Rosa é um movimento para conscientização e controle do câncer de mama que acontece em todo o mundo. O objetivo é orientar e alertar a população quanto à importância de diagnosticar a doença precocemente e tratá-la, já que milhares de mulheres são vítimas todos os anos. Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Saúde e a Secretaria Executiva da Mulher planejaram ações como rodas de conversa, caminhada e blitzen de conscientização.

O “Encontro Eu vou de Rosa”, que significa o início das ações voltadas para a doença em Aparecida de Goiânia, vai acontecer na manhã desta quarta-feira, 10, a partir das 8h30, na Sala de Cinemas do Aparecida Shopping. No evento o prefeito Gustavo Mendanha, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães e a secretária da Mulher Deni Souza, mais conhecida como Tia Deni, falarão da necessidade de disseminar o tema. A manhã será marcada também pela exibição de vídeos informativos de câncer de mama e distribuição de broches para chamar a atenção da sociedade em geral. Os organizadores do encontro sugerem que os participantes usem alguma peça de roupa ou acessório da cor rosa.

No Outubro Rosa o número de vagas para mamografia disponíveis no município será ampliado de 300 para 780. A mamografia é o exame que estuda o tecido mamário e que pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. O procedimento deve ser realizado de dois em dois anos em mulheres de 50 a 69 anos de idade. “Os exames serão realizados inclusive aos sábados, mediante encaminhamento médico”, explica o secretário Alessandro Magalhães.

“O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, o que aumenta as chances de tratamento e cura. Por isso a necessidade de se fazer o autoexame e procurar as unidades de saúde se detectar alguma alteração, pois quanto mais cedo se diagnostica, mais eficaz é o tratamento”, alerta Deni Souza.

Cronograma de Ações:

. Quarta-feira, 10/10 – “Encontro Eu Vou de Rosa”

Local/Horário: Cineflix do Aparecida Shopping, às 8h30

Palestrante: Drº Cairo Inácio

. Segunda-feira, 15/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade VII, St. Serra Dourada, às 14h

. Terça-feira, 16/10 – Caminhada Eu Vou de Rosa

Local/Horário: concentração em frente à Prefeitura e encerramento na Praça Matriz

. Quarta-feira, 17/10 – Roda de Conversa

Locais/Horários: CRAS I, Parque Flamboyant, às 14h / CRAS II, Vila Souza, às 14h

. Quinta-feira, 18/10 – Blitz Educativa

Local/Horário: em frente ao Aparecida Shopping, às 17h

. Quinta-feira, 25/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade V, Cidade Vera Cruz II, às 14h

. Sexta-feira, 26/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade IV, Setor Nova Cidade, às 14jh

. Segunda-feira, 29/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade III, Jardim Buriti Sereno, às 14h

. Terça-feira, 30/10 – Roda de Conversa

Local/Horário:  CRAS Unidade VI, Jardim Tiradentes, às 09h

. Sábado, 27/10

UBS Jardim Tiradentes (matutino); serão realizados testes rápidos para DSTs e atividades físicas e aulão de zumba.

Serviço

Assunto: Encontro “Eu vou de Rosa” marca início das ações de conscientização do câncer de mama em Aparecida

Data: 10 de outubro de 2018 (quarta-feira)

Horário: 8h30