Encontro Regionalizado dos Gestores das ILPIs é realizado em Aparecida de Goiânia

Por Lígia Mariani

17 de novembro de 2017

Por Lígia Mariani

17 de novembro de 2017

Foto: Enio Medeiros

A ação objetivou capacitar os profissionais que trabalham com o atendimento às pessoas da melhor idade, buscando garantir melhoria no serviço prestado dentro do Projeto Cidade Amiga do Idoso.

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã e em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia realizaram nesta sexta-feira (17), o Encontro Regionalizado dos Gestores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O evento que reuniu cerca de 50 participantes objetivou capacitar os profissionais que trabalham com o atendimento às pessoas da melhor idade, buscando garantir melhoria no serviço prestado e discutir ações de cuidados e boas práticas com as pessoas da terceira idade. Alem da discussão sobre as políticas públicas e a garantia dos direitos de acordo com o Estatuto do Idoso.

“É importante que os municípios goianos se mobilizem para aderir à proposta da Cidade Amiga do Idoso. Somos os idosos do futuro e para isso temos que procurar desenvolver políticas públicas voltadas à terceira idade. Temos que fazer da nossa cidade, a extensão do nosso lar, com cuidado, acolhimento, acessibilidade, mobilidade, para melhor viver em comunidade. Por isso aderimos ao programa”, salientou o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, que no ato estava representando o prefeito Gustavo Mendanha.

Durante todo o dia, o município recebeu representantes de cidades de Inhumas, Bela Vista e Goiânia.  Participam do fórum as instituições governamentais como as secretarias de saúde e assistência social, dirigentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), a Procuradoria-Geral do Município e a Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso (Remudepi). A rede é referência no do Centro-Oeste na prestação de serviços de acolhimento e proteção.

A Secretaria de Assistência Social é parceira da rede e atua no desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no fortalecimento dos vínculos familiares e na prevenção de situações de risco. Cerca de 4 mil idosos estão no Cadastro Único e recebem os benefícios ofertados pela secretaria. São oferecidas diversas ações como os atendimentos e acompanhamentos psicossocial e jurídico, alfabetização, inclusão digital, prática esportiva, oficinas e etc.

Em outubro a Prefeitura de Aparecida aderiu o projeto de inclusão social Cidade Amiga do Idoso onde assinou o compromisso de desenvolver ações e serviços de saúde, educação, assistência social, acessibilidade, mobilidade, inclusão social, participação social e segurança. O objetivo é conseguir o título de Cidade Amiga do Idoso junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

A proposta permite a remodelagem estrutural dos municípios para melhor atender as pessoas com mais de 60 anos, oferecendo segurança e equipamentos de acessibilidade e mobilidade em vias públicas. A cidade que se adequar aos parâmetros exigidos pelas instituições internacionais ganha o selo de Cidade Amiga do Idoso.

“Aderir ao Projeto Cidade Amiga do Idoso é importante, mesmo Aparecida já sendo bem desenvolvida nesse quesito com políticas públicas para os idosos sendo executadas de uma maneira eficiente. Precisamos pensar em curto e médio prazo, a política para enfrentar essa nova realidade. E esse encontro apenas reforça o comprometimento de Aparecida com a melhor idade. Promoção de políticas publicas votadas aos nossos idosos. E nós fomos convidados justamente por isso e tenho certeza que vamos ganhar esse selo” , finalizou o Pastor Anésio Lázaro, representando a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.