Encontro sobre Inovação e Tecnologias Educacionais reúne centenas de professores e gestores de escolas, em Aparecida

Por Rafael Freitas

16 de outubro de 2018

Por Rafael Freitas

16 de outubro de 2018

Foto: Enio Medeiros

No evento, foi assinado o contrato que autoriza a implantação e disponibilização de 10 Mb de internet para 48 escolas neste primeiro momento. A meta é atender todas as unidades escolares até o final do ano

Com o objetivo de discutir a educação conectada e o uso de tecnologias na rede municipal de educação, bem como os mecanismos de ensino-aprendizagem, a Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia realizou na manhã desta terça-feira, 16, o I Seminário Municipal de Inovação e Tecnologias Educacionais. O evento reuniu centenas de professores e gestores de escolas no auditório a Universidade Estadual de Goiás (UEG), no Setor Conde dos Arcos.

O vice-prefeito, Veter Martins, e a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, assinaram, durante a abertura do evento, o contrato que autoriza a implantação e disponibilização de 10 Mb de internet para 48 escolas municipais, inicialmente. A meta é atender todas as unidades escolares até o final do ano. O evento contou ainda com a presença do superintendente de Inovação de Tecnologias Educacionais, Luciano Fernandes; da coordenadora Estadual do Programa de Inovação Educação Conectada, Léa Rosane.

Veter Martins destacou em seu discurso a importância do projeto como meio de inclusão tecnológica dos alunos das escolas municipais. “Com projetos de tecnologia e inovação, queremos transformar Aparecida de Goiânia na primeira cidade inteligente do Centro-Oeste. Hoje, inicialmente, 48 escolas estão sendo contempladas com 10 Mb de internet e até o final do ano 100% das unidades serão beneficiadas, preparando e incluindo as nossas crianças para o futuro que as espera”.

Durante o seminário, o superintendente de Inovação de Tecnologias Educacionais, Luciano Fernandes, abordou a a dinâmica do ensino-aprendizagem usando a internet. “Nosso objetivo é inovar a dinâmica do ensino-aprendizagem nas escolas usando a tecnologia em sala de aula, o que facilita a interatividade do professor com os alunos e faz com que o conteúdo ministrado seja mais produtivo e atraente”.

Para Valéria Pettersen, o uso de tecnologia modernizará a educação pública para as crianças do município. “Com o uso de ferramentas tecnológicas a apresentação de conteúdo aos alunos terá maior rendimento. O nosso projeto propõe exatamente a qualidade da educação e, indiscutivelmente, a tecnologia é um recurso que facilitará o aprendizado, além de contribuir com a alfabetização, formação do conhecimento e maior interatividade e atratividade das aulas”.

Delson Vieira, diretor da Escola Municipal Ari Caetano, no Setor Cidade Vera Cruz, participou do seminário e pontuou a necessidade de usar todas as ferramentas a favor da melhoria do ensino e da formação do conhecimento na rede pública. “A escola não pode ficar fora do espaço tecnológico, aliás, ela deve ser propositora porque é no ambiente escolar que a criança se forma e começa a aprender. Não tenho dúvidas de que as tecnologias quando melhor empregadas e utilizadas podem contribuir de forma satisfatória com a formação do conhecimento com mais produtividade”.