Encontro ‘Vou de Rosa’ abre mês de conscientização contra o câncer de mama em Aparecida

Por Rafael Ceciliano

10 de outubro de 2018

Por Rafael Ceciliano

10 de outubro de 2018

Foto: Jhonney Macena

A agenda de eventos do Outubro Rosa em conscientização à prevenção do câncer de mama e de colo do útero foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, 10, no cinema do Aparecida Shopping. O “Encontro Eu vou de Rosa” contou com a presença de dezenas de mulheres aparecidenses que assistiram vídeos informativos e ouviram palestras com o objetivo de disseminar o tema.

Secretária-executiva da mulher, Tia Deni, abriu a solenidade. Ela afirmou que o debate sobre o tema é extremamente importante para a conscientização das mulheres, mas tem um caráter ainda mais especial para ela que sofreu com o câncer de mama e hoje está curada. “O Outubro Rosa tem um valor e um peso muito grande pra mim. É muito importante levar meu exemplo e a informação até as mulheres. Encaro como uma missão individual”, emocionou Tia Deni.

Com o título: “Você é uma Só: use o tempo a seu favor”, o Outubro Rosa em Aparecida terá uma programação extensa e variada com rodas de conversa nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), blitz educativas e a segunda edição da grande Caminhada “Eu Vou de Rosa”, com concentração em frente à Prefeitura e encerramento na Praça da Matriz, no dia 16 de outubro.

Representando o prefeito Gustavo Mendanha na abertura das ações, o secretário interino de Assistência Social, José Nelles, lembrou que o mês é especial para as mulheres, mas a conscientização deve ser feita o ano todo. “As mulheres têm o diferencial de se cuidar mais do que os homens, vocês nos ensinam como devemos ser e como é bom ter saúde. Não existe política melhor que a da prevenção”, destacou o secretário.

O Outubro Rosa é um movimento para conscientização e controle do câncer de mama que acontece em todo o mundo. O objetivo é orientar e alertar a população quanto à importância de diagnosticar a doença precocemente e tratá-la, já que milhares de mulheres são vítimas todos os anos. No Outubro Rosa o número de vagas para mamografia disponíveis no município será ampliado de 300 para 780. A mamografia é o exame que estuda o tecido mamário e que pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. O procedimento deve ser realizado anualmente em mulheres de 50 a 69 anos.

Cronograma de Ações:

. Segunda-feira, 15/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade VII, St. Serra Dourada, às 14h

. Terça-feira, 16/10 – Caminhada Eu Vou de Rosa

Local/Horário: concentração em frente à Prefeitura e encerramento na Praça Matriz

. Quarta-feira, 17/10 – Roda de Conversa

Locais/Horários: CRAS I, Parque Flamboyant, às 14h / CRAS II, Vila Souza, às 14h

. Quinta-feira, 18/10 – Blitz Educativa

Local/Horário: em frente ao Aparecida Shopping, às 17h

. Quinta-feira, 25/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade V, Cidade Vera Cruz II, às 14h

. Sexta-feira, 26/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade IV, Setor Nova Cidade, às 14jh

. Segunda-feira, 29/10 – Roda de Conversa

Local/Horário: CRAS Unidade III, Jardim Buriti Sereno, às 14h

. Terça-feira, 30/10 – Roda de Conversa

Local/Horário:  CRAS Unidade VI, Jardim Tiradentes, às 09h

. Sábado, 27/10

UBS Jardim Tiradentes (matutino); serão realizados testes rápidos para DSTs e atividades físicas e aulão de zumba.