Enfrentamento às drogas mobiliza Prefeitura e sociedade organizada em ação social

Por Rackel Vieira

26 de junho de 2018

Por Rackel Vieira

26 de junho de 2018

Foto: Jhonney Macena

O Dia Internacional de Combate às Drogas movimentou Aparecida de Goiânia na manhã desta terça-feira, 26. Quem passou pela Praça da Matriz, no centro da cidade, se deparou com uma estrutura montada e pode assistir palestras sobre os danos causados pelas drogas e prevenção contra o uso de entorpecentes, apresentações culturais, diversos atendimentos na área da saúde e outros serviços. A ação “Diga Sim Para a Vida” é de iniciativa da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Associação Comunitária Lapidando Tesouro e do Governo de Goiás por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED).

“O objetivo é mobilizar a sociedade sobre os riscos das drogas e assim conter e diminuir os números de usuários de entorpecentes em nossa cidade e Estado. Temos que unir o poder público, instituições, igrejas e toda a sociedade para falar sobre este assunto. A Secretaria de Assistência já desenvolve um trabalho de prevenção às drogas ao longo do ano com a realização de acompanhamentos e reinserção social de pessoas e crianças através dos Centros de Convivência, buscamos pessoas em condições de drogatição e encaminhamos para os centros recuperação, mas ações como esta servem de alerta e prevenção”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária Lapidando Tesouros, Gildeon Nunes, atualmente, cerca de 121 internos recebem tratamento em combate ao vício na instituição. “São homens acima de 18 anos e o tratamento tem duração de nove meses sem uso de medicamentos. Nosso resultado é de 70% de recuperação. A equipe da Lapidando desenvolve um trabalho com medidas a prevenir o uso e abuso de drogas entre jovens e adultos, concede o tratamento de forma gratuita e reinsere socialmente usuários e dependentes que já se encontram em condições de retorno ao convívio social. E é fundamental ações como esta e a união com o poder público para melhor exercermos o nosso trabalho”, explicou.

Vilmar Moreira de Souza tem 28 anos, recebe tratamento na Lapidando Tesouros há alguns dias e está muito esperançoso em se recuperar. “Essa ação tem uma importância muito grande para pessoas em situações como a minha, pois muitas vezes não acreditamos mais que existe uma saída, que podemos sair desse mundo das drogas. Eu cheguei desacreditado, no fundo do poço e eles me deram esperança de recomeçar, a oportunidade de mudança de vida. Aqui hoje todos têm a oportunidade de se informarem, saberem que há tratamento e uma chance de ter a vida transformada”, pontuou ele.

A Sirlene Alves de Oliveira tem um irmão envolvido com drogas e conseguiu se recuperar, por isso quando soube da ação fez questão de participar. “Parabéns à todos pela iniciativa. Fico muito feliz em ver todos engajados nessa luta contra às drogas, pois sei como é difícil combater esse mal. Meu irmão era dependente de drogas há mais de vinte anos, foi um pesadelo. O estado que a pessoa fica é decadente, perdeu o valor da família e dos amigos, mas fez o tratamento e esta completamente recuperado, inclusive está no emprego agora, por isso não pôde estar aqui”, salientou.

Na ocasião foram ofertados, de forma gratuita à população, diversos serviços como corte de cabelo, distribuição de mudas de árvores nativas, exame de glicemia e testes rápidos para hepatite e outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, os usuários de drogas que participaram do evento, receberam atendimento psicológico e encaminhamento para Associação Comunitária Lapidando Tesouro para receber o tratamento. “A data de hoje é muito importante para combater o uso das drogas no país, pois sabe-se que há dependentes em todos os lugares, mas principalmente aqui no município”, destacou o presidente da Associação.

Presente na ação, o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins, sublinhou a necessidade do Poder Público estar sempre ativo e realizando ações, sejam elas sociais ou administrativas, para combater esse mal que prejudica toda a sociedade. “O aumento do número de dependentes químicos é questão de saúde pública, assim a Prefeitura é parceria de movimentos sociais para a realização de ações como esta visando a prevenção e combate ao uso dos entorpecentes. Temos aqui na cidade a Assistência Social com os Centros de Referência e também a Saúde com os Centros de Atendimento Psicossociais, que trabalham na luta contra a dependência, fortalecendo os vínculos familiares e melhorando a vida das pessoas”, sublinhou.