Entenda como serão as visitas a hospitais e o agendamento de consultas

Por Frederico Noleto

20 de março de 2020

Por Frederico Noleto

20 de março de 2020

Foto: Arquivo

Aparecida de Goiânia tem tomado todas as medidas preventivas para minimizar o contágio e os efeitos da pandemia do coronavírus no município. Para isso foi criado o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus (CPE-nCov), que tem deliberado todas as iniciativas destinadas à restrição de aglomeração de pessoas enquanto perdurar o estado de emergência no município, que segue orientações e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo Estadual.

As principais medidas dizem respeito ao fluxo do atendimento em Saúde.

Consultas – A Portaria de número 02/2020-GAB/SMS, publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Aparecida nesta quarta-feira (18) restringe em 50% (cinquenta por cento) o agendamento de consultas eletivas para atendimento especializado, com exceção daquelas agendadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, a capacidade desse tipo de atendimento, previamente agendado, será reduzida para cinco pacientes por período.

Segundo o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que é presidente do Comitê, os pacientes não se apresentar para a consulta apenas 15 minutos antes do horário agendado e estão sendo orientados a não levar acompanhantes, salvo em casos de extrema necessidade e aqueles garantidos por lei. Além disso idosos, doentes crônicos, gestantes e crianças terão preferência para agendamento, devendo sair da unidade com suas próximas consultas já marcadas.

No entanto, segundo a portaria, os agendamentos já existentes que estiverem em desacordo com as orientações, serão remarcados para até 90 dias. A Portaria N° 09/2020-GAB/SMS, a aplicação e renovação de curativos por ora serão realizados apenas com agendamento prévio e as salas terão capacidade de dois pacientes por hora, isso quando não for possível a orientação e a distribuição de materiais e insumos que possibilitem ao paciente realiza-lo em casa.

“Todas as medidas de prevenção padrão têm o objetivo de diminuir a transmissão entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde e são adotadas no cuidado de todos os pacientes, seja antes da chegada ao serviço de saúde seja na chegada, triagem, espera e durante toda assistência prestada, independentemente dos fatores de risco ou doença de base” – pontua o secretário.

“Segundo o superintendente de Regulação, Luciano Moura Carvalho, no caso de atendimentos odontológicos seguem sendo atendidos apenas casos de urgências e emergências e os agendamentos já existentes serão remarcados.

Visitas a hospitais – A Portaria N° 06/2020-GAB/SMS, da mesma publicação, determina a suspensão por tempo indeterminado de todas as visitas aos estabelecimentos de saúde do município, como: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS), hospitais públicos e privados, Maternidade Marlene Teixeira, comunidades terapêuticas e instituições de média e longa permanência para idosos, instituições de acolhimento de média e longa permanência de crianças e adolescentes. Nela fica estabelecido que cada paciente poderá estar acompanhado por apenas uma acompanhante por paciente, com troca mínima a cada 24 horas, desde que este acompanhante não seja idoso e nem faça parte do grupo de risco.

Atendimento Pro-Reg – Na mesma edição do DOE também foi publicada a Portaria Nº 07/2020-GAB/SMS, que determina a restrição do atendimento ao público na sede da Superintendência de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, conhecida popularmente como “Pró-Reg”. Segundo o documento, o serviço ficará restrito às solicitações de cateterismo, angioplastia, cintilografia e hemodiálise provenientes de clínicas e hospitais. Já as demais solicitações de exames (chequinhos), cirurgias eletivas, consultas especializadas e demais solicitações; deverão obrigatoriamente ser protocoladas nas unidades de origem de atendimento (UBS/CAIS).