Primeiro Kit de ferramentas é entregue a Associação de Moradores do Jardim Paraíso

Por Frederico Noleto

29 de novembro de 2018

Por Frederico Noleto

29 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Uma das principais marcas de uma administração pública é a construção da cidadania com a implantação de projetos que atendam as necessidades da população.

Foi assim que nasceu o projeto MiniLab Cidadão, idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) como parte do projeto Cidade Inteligente. A ideia consiste na implantação de uma rede de compartilhamento de kits de ferramentas, equipamentos e máquinas de pequeno porte para as associações de moradores do município. A apresentação do Minilab Cidadão foi realizada no último dia 24 durante o Seminário Cidade Comunitária e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

A Associação de Moradores do Jardim Paraíso foi a entidade comunitária a receber nesta quarta-feira, 28, o primeiro kit de ferramentas. “A ideia é que o cidadão possa usar equipamentos da administração municipal e desenvolver projetos pessoais ou tarefas de manutenção”, afirma Cleomar Rocha, coordenador do projeto.

Cada kit contém 26 peças entre alicates, chaves de fenda, ferro de solda, lixadeira, parafusadeira, brocas, lixadeira, martelo, micro retífica, pulverizador de tinta elétrica. Para ter acesso às ferramentas o cidadão deverá solicitá-lo na associação de moradores do bairro onde mora, apresentar documentos pessoais para um cadastro inicial e efetuar o empréstimo do kit. A devolução deverá acontecer no prazo máximo de 24h.

Para o presidente do Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia, Claudiomir Gomes, o projeto resgata a ideia de coletividade. “Estamos resgatando o conceito de compartilhamento e cidadania, quando a população faz uso de ferramentas entre todos da comunidade – sustentando ações de coletividade – e depois devolve porque entende que o kit é para uso de todos da população,”, destaca

Para o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Paraíso, Orlanes Maranhão, o projeto irá beneficiar a comunidade. “É muito importante quando os maradores de uma determinada região passa a contar com ferramentas da prefeitura. Esse é um projeto inovador e que vai favorecer a comunidade em vários serviços, que podem ser realizados com ferramentas de manutenção”, destaca.