Equipe de saúde orienta alunos do Jardim Tiradentes sobre combate à dengue

Por Camila Godoy - SMS

17 de abril de 2018

Por Camila Godoy - SMS

17 de abril de 2018

Foto: Milvane dos Santos

Nesta terça-feira, 17, parte da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Anhembi visitou a Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiar, no Jardim Tiradentes, para orientar os alunos sobre medidas de prevenção contra a dengue. Na ocasião, os profissionais de saúde realizaram uma apresentação de teatro de fantoches, em que abordaram de forma lúdica o combate ao mosquito Aedes aegypti e os sintomas da dengue.

Realizada em parceria com a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Aparecida, a ação arrancou sorrisos das crianças. “Essa iniciativa tira todo mundo de sua rotina. Quem trabalha na área da saúde vai para as escolas e os alunos aprendem de uma forma diferente. Ao final, todo mundo ganha”, avalia a diretora da UBS Anhembi, Milvane dos Santos Dias Araújo.

Saúde na Escola

Outras ações como essa já foram promovidas em diferentes escolas pelas UBS do Retiro do Bosque, Bandeirantes e Santa Luzia. As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, que une essas duas importantes áreas de interesse público com o objetivo contribuir para a formação dos estudantes da Educação Básica, por meio de atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde e de ações que fortaleçam a cidadania.

Em Aparecida de Goiânia, 39 equipes de Assistência Básica de Saúde e 44 escolas estão pactuadas no programa. A previsão é de que até fim do ano elas desenvolvam atividades para a comunidade escolar, contemplando assuntos como a importância do esporte, da saúde bucal, ocular e auditiva e da alimentação saudável, entre outros.