Equipe do Hospital Albert Einstein faz visita técnica ao HMAP

Por Polliana Martins

15 de fevereiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães e gestores da pasta receberam quatro membros do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para uma visita técnica ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), o maior construído por uma prefeitura em todo o Estado de Goiás. O grupo exaltou a estrutura do Hospital, conheceu todas as alas, conversou com profissionais e também se informou sobre a rede municipal, o fluxo de pacientes e as demandas e desafios locais.

O secretário Alessandro Magalhães ressaltou que a Secretaria de Saúde (SMS) está consolidando o HMAP como um hospital de referência para atrair e fixar profissionais qualificados. “Trabalhamos para fazer de Aparecida um pólo de Saúde”, afirmou ele, categoricamente.

Ao fim da visita, a diretora médica dos hospitais municipais da rede Albert Einstein (AE), Fabiana Rolla, disse, entusiasmada, que ficou “grata e surpreendida ao ver um equipamento desse porte e com essa qualidade de estrutura sendo ofertada para os pacientes. Isso é o que o Sistema Único de Saúde (SUS) e os nossos pacientes merecem.” Na opinião do coordenador médico do AE, Artur Codeço, o HMAP é muito bem estruturado para a atenção à alta complexidade e com capacidade para atender adequadamente à população.

Potencial para o ensino

Já a gerente assistencial de apoio multiprofissional do AE, Lucélia Bastos, ficou impressionada com a instituição, tanto pela estrutura quanto pela alto nível da assistência prestada. “O controle de qualidade de segurança é excepcional, com profissionais preparados que traduzem tudo o que acontece nas operações e sem manipulação nenhuma dos dados. Aqui há, também, um potencial incrível para ser um hospital de ensino”, destacou ela.

Bem-estar da população

O gerente administrativo de finanças do AE, Lídio Moreira, afirmou que o HMAP é um “hospital de ponta, exemplo para vários municípios e Estados brasileiros. Parabenizo a SMS e a condução bem sucedida do dr. Alessandro Magalhães. Vemos aqui algo de longo prazo, sustentável, o que demonstra preocupação com o bem estar da população.”

Artur Codeço, Fabiana Rolla, secretário Alessandro e diretor técnico do HMAP, Sérgio Vêncio

O HMAP

Inaugurado no fim de dezembro de 2018, o HMAP tem 230 leitos, sendo 30 UTIs, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. Quando estiver em pleno funcionamento, ele terá capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames. Serão oferecidas, ainda, cirurgias geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.