Equipe do Hospital Albert Einstein visita Aparecida e conhece o HMAP

Por Camila Godoy e Polliana Martins

6 de setembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Na manhã desta sexta-feira, 6, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães receberam membros da equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, no gabinete da Prefeitura de Aparecida. Os representantes da instituição conversaram com os gestores municipais e conheceram mais sobre a cidade e a rede pública de saúde. Logo em seguida, o grupo visitou o HMAP e conferiu a estrutura do maior hospital de Goiás construído por uma prefeitura.

Gustavo Mendanha agradeceu o interesse do grupo em conhecer Aparecida e explicou como a Saúde tem sido priorizada em sua gestão: “Nossa cidade é muito nova, tem 97 anos de emancipação, mas já é o 24ª maior município brasileiro que na última década foi transformado e recebeu importantes investimentos. Atualmente, quase 30% do orçamento bruto municipal é investido em Saúde porque queremos oferecer à nossa população o que tem de melhor nessa área. Para tanto, investimos em infraestrutura e inauguramos diversas unidades, mas não ficamos limitados a isso. Temos apostado na qualificação do atendimento buscando parcerias e investindo em nossos profissionais”.

O secretário de Saúde pontuou o crescimento da rede, que desde 2008 adquiriu 40 novas Unidades Básicas de Saúde, quatro Caps, três Unidades de Pronto Atendimento, um Centro de Especialidades e um Hospital Municipal, dentre outros avanços. “Aparecida está focada na qualidade. Hoje somos referência para uma região que engloba mais de um milhão de habitantes”, afirmou. O secretário da Fazenda, André Rosa, completou: “Nosso crescimento não é uma ação isolada da Saúde. Existe uma convergência de gestão para o desenvolvimento da cidade. Temos um projeto arrojado em tecnologia e inovação e grandes avanços em industrialização que nos colocaram como a segunda cidade que mais gerou emprego no Brasil”.

Impressionado com os dados, o Diretor-Superintendente do Instituto Israelita de Responsabilidade Social da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Guilherme Schettino, afirmou: “Torcemos para que essa seja só a primeira visita à Aparecida. Parabéns pela organização e pela reestruturação da rede que vocês promoveram nos últimos anos. A primeira operação do Albert Einstein fora de São Paulo é em Goiás, com a gestão do Hospital Órion em Goiânia. A escolha de vir para essa região foi pelo histórico e potencial goiano e, como acompanhamos os indicadores de Aparecida, não poderíamos deixar de visitá-los. Apesar de sermos mais conhecido na área privada, desenvolvemos uma elevada experiência em sistemas públicos de saúde”. O diretor geral do Hospital Órion, José Carlos Teixeira, também elogiou os avanços na Saúde de Aparecida.

Visita ao HMAP

Os dois representantes do Albert Einstein visitaram o HMAP acompanhados pelo secretário Alessandro Magalhães e por diretores da unidade que mostraram as dependências do Hospital, detalharam números de atendimentos e mostraram equipamentos de alta tecnologia usados no local. O grupo visitou o ambulatório e conheceu consultórios, o bloco de diagnósticos, postos de enfermagem, setor de gesso e redução de fraturas, estabilização, reanimação, almoxarifado, laboratório, setor de clínica médica, refeitório, auditório e as UTIs adulta e pediátrica com isolamento. Por onde passavam, eram abordados por pacientes que elogiavam os atendimentos prestados, a estrutura, a organização e a limpeza do hospital.

O grupo também parou em diversos momentos para perguntar aos pacientes se estavam sendo bem atendidos e todas as respostas foram positivas. Todavia, alguns relataram o sofrimento vivido para se obter assistência no interior do Estado e por isso vieram para Aparecida No fim da visita, os dois representantes se declararam impressionados com a estrutura do HMAP. “Eu viajo por todo o Brasil e posso afirmar que é muito difícil encontrar um hospital como este, bonito, funcional e bem construído”, disse Guilherme Schettino. Já o diretor geral do Hospital Órion, José Carlos Teixeira, afirmou que o HMAP o deixou “admirado. Este é um hospital do nível dos da rede privada, um lugar de excelência”.

Equipe do Albert Einstein em visita técnica ao Hospital Municipal. Foto: Genésio Carneiro

O secretário Alessandro agradeceu a visita e destacou a excelente impressão causada nos dois visitantes: “Eles disseram que nossa estrutura é muito boa, que nossos equipamentos são de primeira linha e que o processo de atendimento daqui é melhor do que muitos que já viram Brasil afora. Como trabalham para um hospital de ponta, essa troca de experiências pode nos ajudar a melhorar ainda mais os atendimentos prestados à população.”

O HMAP

Inaugurado no fim de dezembro de 2018, o HMAP tem 230 leitos, sendo 30 UTIs, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. Quando estiver em pleno funcionamento, ele terá capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames. Serão oferecidas, ainda, cirurgias geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.