Equipes de fiscalização interditam bares por aglomeração em Aparecida

Por Daniela Ribeiro

19 de junho de 2021

Por Daniela Ribeiro

19 de junho de 2021

Foto: Divulgação Secom

Festas clandestinas também foram encerradas durante a madrugada na cidade

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizaram na noite desta sexta-feira, 18, mais uma ação fiscalizatória para cumprimento das regras e portarias de combate a transmissão da Covid-19. Ao todo foram vistoriados 29 estabelecimentos entre bares, restaurantes e espaços de festas. Nestes locais 65 pessoas foram multadas em R$ 111 cada por não uso de máscara e um carro com som automotivo foi apreendido.

Entre os locais visitados, dois bares foram interditados por promover aglomeração de pessoas na Avenida da Paz no Setor Garavelo, sendo que um foi multado em R$ 7,7 mil por ser reincidente na infração. Além disso, 2 pessoas foram presas por tráfico de drogas. Uma festa clandestina foi encerrada no Jardim Helvécia, onde foram apreendidas duas caixas de som mecânico. O carro com som automotivo foi apreendido em uma festa clandestina encerrada também no Setor Garavelo.

A força-tarefa de Fiscalização é formada por fiscais das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente (Semma), Planejamento e Regulação Urbana, agentes da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fiscalização – Caso o morador flagre alguma irregularidade ou descumprimento das regras sanitárias, pode acionar as equipes de fiscalização pelos canais de denúncia: 3545-5992 ou 153; além dos números 3238-7216 ou 98459-1661 para perturbação do sossego público.

Cenário – Aparecida está no cenário verde, de risco baixo, do isolamento social intermitente por escalonamento regional das atividades econômicas. Os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, conforme a macrozona em que se encontram e a cada dia, de segunda a sexta, fecham duas das dez macrozonas da cidade. De acordo com o ultimo boletim desta sexta-feira, 18 de junho de 2021, o município realizou 303.128 testes de diagnóstico de Covid-19.

No momento, Aparecida possui 781 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. De 69.218 casos confirmados, 67.090 estão recuperados e 1.347 vieram a óbito por Covid-19, com quatro confirmados nas últimas 24 horas. No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 61% e as enfermarias têm ocupação de 69%

Festas e eventos podem ser realizados seguindo regras estipuladas por portaria específica após aprovação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, como o local ter todos os alvarás e documentação; apenas 30% da capacidade do local, limitando a 100 pessoas; álcool em gel e medição de temperatura; uso de máscara e distanciamento de 1,5 m entre as mesas. Shows ao vivo também são permitidos, as sem pista de dança. Bares e restaurantes foram liberados para funcionar, mas também precisam seguir série de regras e ter toda documentação.