Escola da rede municipal de Aparecida prepara alunos para avaliação do desempenho escolar

Por Rackel Vieira

8 de outubro de 2019

Por Rackel Vieira

8 de outubro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Os alunos do ensino fundamental de Aparecida terão que fazer esse ano a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. E com o objetivo de preparar os alunos para a prova, a Escola Municipal Luiz da Paixão Viana, no Residencial Village Garavelo, realizou, na manhã desta terça-feira, 08, um simulado digital com os estudantes que farão o exame. O simulado digital faz parte de uma série de ações que a escola promove, desde o início do ano letivo, para que as crianças se preparem para a aplicação das avaliações, que serão realizadas entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, as atividades preparatórias para a Prova Brasil é pioneira na unidade escolar e serve de exemplo para outras escolas. “Com os simulados no calendário escolar, os alunos da rede municipal de Aparecida serão destaques em âmbito nacional, pois estarão muito mais preparados que qualquer outro”, destacou.

Segundo a diretora da escola, Neyle Christiane Soares Lino Bittencourt, os simulados impressos e digitais são elaborados pelos professores e aplicados nos moldes da prova real. “Para incentivá-los, buscamos premiar os melhores resultados nos testes, além de aplicar a prova por meio dos aparelhos de celular, tablet e notbook. Com o resultado de cada simulado conseguimos avaliar o aprendizado deles”, explicou.

Crysthiano Ronaldo Ribeiro, de 11 anos, está no 5º ano do ensino fundamental e foi um dos estudantes a fazer o simulado digital e disse que se sentiu mais preparado. “Fiz o teste pelo meu celular e achei muito legal porque o resultado sai na hora. Como eu quero ficar em primeiro lugar, estudei bastante para fazer o simulado. Além disso, é importante para a professora saber o nível do nosso desempenho”, explicou.

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc)

A Anresc é complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação e realizada a cada dois anos. Participam todos os estudantes de escolas públicas urbanas do 5° e do 9º e 3º ano do ensino médio de turmas com mais de 20 alunos. Na Escola Municipal Luiz da Paixão Viana são quatro turmas do 5º ano, no total de 89 alunos.

O SAEB tem como objetivo diagnosticar a educação básica do país e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica.  Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes.

A avaliação é dividida em duas provas: Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem. E a Prova de Matemática onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno. “Estamos dando aulas de reforço aos nossos alunos, compramos material pedagógico especial para as aulas de matemática. Além de adquirirem conhecimentos para fazer a prova, será um aprendizado para levarem para a vida”, pontuou a secretária, Valéria Pettersen.