Escola municipal comemora centenário de Aparecida com obra literária

Por Juliana Fulquim e colaboração Rafael Freitas

13 de maio de 2022

Por Juliana Fulquim e colaboração Rafael Freitas

13 de maio de 2022

Foto: Enio Medeiros

Livro com 73 poemas sobre a cidade de Aparecida de Goiânia foi produzido pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Guiomar Rosa

Conhecimento, pesquisa, criatividade, sensibilidade e leitura. Esse foi o resultado da obra “Aparecida de Goiânia: minha cidade e suas curiosidades”, um dos destaques do centenário da cidade. A obra é resultado de um trabalho pedagógico realizado com turmas do 5º ano da Escola Municipal Guiomar Rosa, localizada no Jardim Maria Inês. Lançado em 2020, o livro de 73 poemas escrito por 65 crianças com idades entre 10 e 12 anos ganha evidência em 2022.

A obra foi organizada por Dayana Lopes de Menezes e Juliano Frederico Paes Santos, professores das turmas participantes. “É uma obra literária criada a partir do olhar de cada criança. No livro os alunos descrevem suas impressões, admirações e visão sobre Aparecida”, afirmou a professora Dayana Menezes, que coordenou o projeto.

Diretora da escola, Keila Pereira Santos Vieira, explicou que, apesar do livro ter sido produzido pelos alunos do 5º ano, toda a escola se envolveu na obra literária. “O livro é uma homenagem ao primeiro centenário do município. Na época de sua construção, recebemos o apoio do então prefeito Gustavo Mendanha, que já estava organizando as festividades do centenário”, comentou.

Estudando atualmente no 7º ano em outra unidade de ensino, Emanuelly Menezes Santos, 12, uma das participantes e autora de dois poemas que integram a coletânea, foi convidada a regressar à unidade escolar para falar com os atuais alunos do 5º ano de como teria produzido seus textos. “Visitamos vários locais da cidade e fizemos também pesquisas em sites, o que nos trouxe inspiração na produção de texto”, explicou.

Emanuelly ficou animada ao recitar seus poemas na escola para os alunos e ao saber que a obra já estava inserida nas comemorações do centenário da cidade. “É legal saber que o meu nome e dos meus amigos estarão marcados na história de Aparecida”, concluiu.

O livro “Aparecida de Goiânia: minha cidade e suas curiosidades” foi editado e publicado pela editora Kelps, possui 120 páginas. Composto de textos do gênero poesia e informativos relatando a experiência dos alunos, traz informações sobre as principais localidades turísticas da cidade. O livro traz um anexo com fotos e quatro QR Codes que permitem o acesso a um banco de imagens do livro, da instituição e da cidade de Aparecida de Goiânia.