Escola Municipal de Saúde Pública da Prefeitura poderá oferecer cursos de pós-graduação lato sensu em 2020

Por Frederico Noleto

2 de janeiro de 2020

Por Frederico Noleto

2 de janeiro de 2020

Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acaba de receber uma proposta do Ministério da Saúde para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu como atividade da Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP). A notícia é resultado de uma articulação que permitiu à entidade ser selecionada, juntamente com um grupo de 18 outras do país, a oferecer cursos de especialização. “Na área da Saúde, quem tem a competência para ordenar a formação acadêmica nos municípios é o Sistema Único de Saúde (SUS). E este é mais um passo importante para Aparecida no âmbito da Educação em Saúde. Ofertar esses cursos de especialização são, não apenas, um grande avanço, mas também um reconhecimento dos esforços em fazer da EMSP uma verdadeira referência em qualidade” – pontua o secretário da pasta, Alessandro Magalhães.

A escolha se deu por conta da participação da Escola Municipal de Saúde Pública em um projeto do Ministério da Saúde, realizado em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico em Saúde Coletiva (Cepesc) do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), que é realizado com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) – organismo internacional de saúde pública que faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e também da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi realizado inicialmente um diagnóstico nos sites das secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo o país, onde foram identificadas as características organizacionais, gerenciais e pedagógicas das Escolas de Saúde, mapeando quais eram as principais necessidades de apoio institucional.

Após isso, foi realizado um relatório apontando alterações necessárias para tornar o serviço mais transparente. A coordenadora da Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia, Ana Valéria dos Santos Barroso, explica que o cronograma de implantação dos cursos dependerá da visita de uma comitiva formada por representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e também de outras instituições que fazem parte do projeto, que acontecerá no início de fevereiro de 2020. “O primeiro curso de especialização que estamos pensando em desenvolver é o de Avaliação em Saúde” – revela. Ela conta que a abertura do curso segue um rigoroso protocolo que teve início com o Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública do país, que debate um Plano de Apoio às entidades.

Ela conta que a visita da comitiva em nossa região, que terá uma duração de 10 dias, servirá para mapear, acompanhar e analisar as ações e programas desenvolvidos por nós no âmbito da Educação em Saúde. Além disso, explica também que a vinda dessa comitiva servirá para delinear as próximas ações necessárias para a abertura dos cursos em nossa cidade. “É um grande orgulho que cursos de pós-graduação lato sensu sejam ministrados em nossa Escola Municipal de Saúde Pública, e sob os olhares de instâncias internacionalmente reconhecidas, como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)” – complementa.

Parceria
O Ciclo de Encontros de Apoio Institucional às Escolas de Saúde Pública do país tem como objetivo promover o desenvolvimento de ações fundamentadas no fortalecimento da atuação das entidades. Sempre ancoradas na triada Ensino-Pesquisa-Extensão. A finalidade, segundo o Ministério da Saúde, é de se alcançar uma formação em Saúde cada vez mais coerente e adequada aos complexos desafios e necessidades atualmente exigidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ana Valéria dos Santos Barroso lembra que a Prefeitura de Aparecida, via Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP), foi a única do Estado de Goiás a receber o aval do Ministério da Saúde para a abertura dos cursos de especialização.