Escola municipal promove passeio e leva crianças para conhecer gabinete do prefeito Vilmar Mariano

Por Rafael Freitas

11 de julho de 2022

Por Rafael Freitas

11 de julho de 2022

Foto: Enio Medeiros

Alunos da Escola de Tempo Integral (EMEI) Professora Vinovita Guimarães da Silva estão participando de uma Colônia de Férias diferente neste ano. O objetivo do projeto é levar as crianças para conhecer as repartições públicas do município e ensiná-las sobre civismo, valores sociais e cidadania durante o recesso escolar de julho.

Na manhã desta segunda-feira (11), 24 crianças passaram pela Cidade Administrativa Maguito Vilela e pelo Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). Os alunos conheceram as dependências e funcionamento da Central de Videomonitoramento, a Galeria dos Prefeitos e o Gabinete do prefeito Vilmar Mariano, incluindo o terraço que proporciona uma bela vista de toda a cidade.

“Essa é uma colônia de férias educativa que tem como principal função levar conhecimento sobre os valores sociais e a integração das crianças. Estamos realizando agora um projeto piloto e no mês de agosto vamos ampliar o projeto”, afirmou a diretora Selma Soares.

Na Central de Videomonitoramento, as crianças foram recebidas pelos agentes de segurança pública, que operam o sistema de vigilância nas ruas e prédios públicos de Aparecida. Depois da parte tecnológica e de vigilância, os estudantes visitaram o gabinete do prefeito Vilmar Mariano.

“As crianças são o futuro do nosso país, precisamos ensiná-las os bons caminhos e o quanto o estudo é fundamental para um futuro melhor para todas. Eu gosto de recebê-las aqui para um bate-papo”, afirmou o prefeito Vilmar ao ressaltar a importância do projeto. “É um projeto interessante que tem função educacional”, acrescentou ele que estava acompanhado do vereador Roberto Chaveiro.

O instrutor de Bombeiro Civil Alan Nepomuceno, idealizador da Colônia de Férias, ressalta que a importância é garantir a formação cívica das crianças. “Ensinar os alunos os valores sociais, noções de primeiros socorros, cidadania, respeito as diferenças e cuidados com a natureza. E preparar nossas crianças para o futuro”, afirmou.

“Eu achei muito legal conhecer aqui. É muito grande a prefeitura. Gostei de ver as câmeras e de visitar o gabinete do prefeito”, afirmou a aluna do 4º ano Emilly de Sousa. A aluna Laura disse que o projeto está sendo ótimo para a turma. “Conheci o prefeito e as coisas que tem aqui na prefeitura. E achei legal conhecer o gabinete do prefeito e ver como ele trabalha pelo melhor da nossa cidade”.

As crianças do EMEI Vinovita irão visitar ainda as dependências da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito e a Câmara Municipal nesta semana.