Escolas da rede municipal de Aparecida são premiadas em programa de alfabetização

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

31 de maio de 2023

Por Gedeon Campos e Juliana Fulquim

31 de maio de 2023

Foto: Divulgação

Figurando entre as 150 participantes com melhores resultados, as escolas aparecidenses receberão, cada uma, prêmio no valor de 80 mil reais

Três Escolas Municipais de Aparecida de Goiânia se destacaram no desenvolvimento do Programa de Alfabetização AlfaMais Goiás realizado na cidade. As escolas integrais Darcy Ribeiro, Monteiro Lobato e Vinovita Guimarães, que ficam localizadas nos respectivos setores Comendador Walmor, Jardim Tiradentes e Agenor Modesto, foram reconhecidas pelo trabalho realizado no âmbito da alfabetização e do letramento voltado aos estudantes de 2º ao 5º ano e foram incluídas numa lista onde figuram as 150 escolas que serão premiadas no estado com R$ 80 mil.

Envolvendo cerca de três mil unidades de ensino e voltado para mais de 13 mil estudantes, o AlfaMais Goiás foi implantado em todo o território goiano e vem sendo realizado desde o ano de 2021 com o apoio das escolas públicas estaduais e municipais. Só em Aparecida de Goiânia, por exemplo, são 63 Escolas Municipais fazendo parte do projeto, que tem como proposta reduzir os índices de alfabetização incompleta e de letramento insuficiente entre crianças em idades escolares que frequentam a primeira fase do Ensino Fundamental.

O resultado dos trabalhos realizados pelas Escolas Municipais e o reconhecimento por parte do Programa AlfaMais foi comemorado pelo prefeito Vilmar Mariano, que destacou o compromisso do poder público de prover à população uma educação de qualidade.

“Nossa missão é fazer o melhor para a Educação de Aparecida e, neste sentido, não vamos poupar esforços. Estamos investindo na melhoria das escolas, pagando o piso salarial dos professores e abraçando bons projetos, como o AlfaMais, que é um programa do Estado, mas que tem a participação da nossa rede municipal”, enfatizou o prefeito.

Quem também comemorou a inclusão das três escolas do município no ranking das 150 que mais se destacaram foi o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo. Enaltecendo a participação das 63 Escolas Municipais, ele enfatizou o empenho dos professores nas formações continuadas oferecidas pelo programa e também na execução das ações pedagógicas, fortalecendo as habilidades de leitura e escrita nos estudantes.

“Estamos satisfeitos com os resultados das ações do AlfaMais Goiás e acreditamos que este é o caminho certo, sobretudo, por conta dos agravamentos da pandemia que tanto prejudicou o desenvolvimento das nossas crianças”, sublinhou o secretário.

O ranking das 150 melhores escolas foi realizado com dados obtidos do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO). As provas foram realizadas ao longo do ano de 2022 e no primeiro bimestre de 2023. Na Escola Municipal de Educação Integral Darcy Ribeiro, onde 250 estudantes participam do programa, a notícia de que a unidade educacional estaria entre as selecionadas foi recebida com euforia.

A coordenadora pedagógica, Lucy Cortez, por exemplo, interpretou os resultados como uma injeção de ânimo. “É gratificante saber que conseguimos realizar os trabalhos com foco nos objetivos da escola e contribuir com a melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou.

Para a diretora da unidade, Ailza Cristina Oliveira Araújo, a melhor notícia é saber que os alunos evoluíram no desempenho a partir da dedicação e do trabalho realizado pelos professores e por toda a equipe escolar. “Estamos felizes de saber que nossos estudantes avançaram em níveis de alfabetização e de letramento e que estão respondendo melhor aos nossos objetivos de aprendizagem”, arrematou.