Escolas e CMEIs de Aparecida entram em clima de carnaval com muito brilho e fantasia

Por Thiago Oliveira

9 de fevereiro de 2024

Por Thiago Oliveira

9 de fevereiro de 2024

Foto: Divulgação - SECOM Aparecida

Desfiles, apresentações e outras atividades ajudam a promover a cultura por meio da imaginação lúdica das crianças e ajuda as famílias a se aproximarem da instituição escolar

O clima de carnaval já invadiu as unidades escolares de Aparecida de Goiânia. Esta sexta-feira, 9, foi marcada pelas dinâmicas e brincadeiras realizadas por professores nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade. A data é celebrada nacionalmente na próxima terça-feira, dia 13.

O momento cultural, além de diversão, também traz para dentro das salas de aula um pouco da cultura brasileira e permite às crianças liberarem a criatividade em máscaras e fantasias. As dinâmicas também permitem maior interação entre as famílias e a instituição educacional.

Os pequenos foliões soltaram a imaginação e mostraram todo o seu talento em apresentações de dança e teatro repletas de brilho e animação. Os corredores foram decorados com serpentinas, máscaras e adereços carnavalescos, criando um ambiente mágico e contagiante.

Para a diretora do CMEI Valdivina Guimarães Silva, uma das unidades que realizou o dia festivo, Luciana Borba, a data ajuda a despertar a imaginação lúdica das crianças.  “A gente sempre organiza ações pedagógicas para comemorar o carnaval e aqui nós chamamos de “Dia da Alegria”. Esse é um momento de trazer mais cor e despertar a imaginação e até a diretora se fantasia”, brincou a gestora.

A unidade também organizou um desfile especial para que cada criança pudesse mostrar a sua fantasia e aproveitar o dia da melhor maneira: com diversão. A pequena Cecília Lima, de 3 anos, é daquelas que ama carnaval. “Eu nunca fui em um desfile de carnaval então eu amo me fantasiar para brincar aqui no CMEI”, afirmou.

A festa na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria, também seguiu o mesmo ritmo. Rolou muito glitter, penteados, pompons e as mais diferentes fantasias. “Até o lanche dos alunos foi pensado para a ocasião. A ideia é vivenciar o momento, fazer todo um trabalho pedagógico, com base nas prerrogativas de ensino e aprendizagem, mostrando que essas datas são importantes para a compreensão da dinâmica da sociedade de uma forma lúdica”, afirmou a diretora da unidade, professora Lucélia de Castro.