Esquadrilha da Fumaça encanta 50 mil pessoas em Aparecida

Por Rackel Vieira

9 de setembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Apresentação marca o centenário da cidade e o bicentenário da Independência do Brasil; sete aeronaves da FAB executaram 50 manobras no céu por cerca de 35 minutos

Uma multidão de aproximadamente 50 mil pessoas foi a praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida de Goiânia, na tarde desta sexta-feira, 09, para assistir à Demonstração da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento faz parte das comemorações dos 100 de Aparecida e celebra, ainda, o bicentenário da Independência do Brasil comemorado nesta semana.

“É um momento histórico receber a lendária Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Está é a segunda vez deles na nossa cidade, sendo que a primeira foi há 20 anos. Agora os aviões retornaram especialmente para celebrar o centenário de Aparecida com a grandeza que esta cidade e seus moradores merecem. Nesta semana também comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil e esse evento também é dedicado à nossa Pátria”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

O bombeiro militar, Otávio Guimarães Rabelo, aproveitou o dia de folga e levou a família para ver o espetáculo aéreo. Ele e o filho Calebe da Silva, de 14 anos, ficaram impressionados com a apresentação das aeronaves. “É uma coisa que temos que resgatar, que é a paixão, o carinho e respeito pela área militar. É interessante porque eles demonstram muita habilidade em pilotar, fazem com muita sincronia e de uma forma segura para quem está embaixo assistindo, e ainda sim deu uma coisa linda no céu”, comentou o morador da cidade.

Quem ficou encantado com os pilotos e as aeronaves foi João Lucas de Teixeira, de 11 anos. Depois de ver a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça ele sonha em se tornar piloto da Força Aérea Brasileira. “Eu nunca tinha visto uma coisa dessa antes. Fiquei arrepiado só de ver. Agora meu sonho é ser piloto também e pilotar um avião assim, muito legal! ”, disse o estudante ao lado do pai, Manuel de Teixeira. “É um privilégio ter esse momento ao lado do meu filho, estou muito feliz”, disse o empresário emocionado.

Os aviões saíram da Base Aérea de Anápolis e começaram a sobrevoar Aparecida às 16h. A apresentação contou com sete aeronaves A-29 Super Tucano que executaram 50 manobras no céu de Aparecida, incluindo um coração de fumaça, rasantes e manobras radicais como o desligamento dos motores no ar, por cerca de 35 minutos. Segundo o capitão aviador da Esquadrilha da Fumaça da FAB, Felipe Augusto, em Aparecida foi a demonstração de número 3.969 da equipe.

“A gente está fechando um circuito de demonstrações aqui nessa cidade. Foram mais de nove estados contemplados com a Força Aérea e o público de Aparecida de Goiânia foi sensacional, a vibração muito boa, pessoal saiu feliz e pra nós da Força Aérea é muito legal isso”, disse o capitão que ficou em solo fazendo a narração das acrobacias da atração.

Para o secretário Executivo do Centenário de Aparecida, Rosildo Manuel, as expectativas do evento foram superadas. “Foi uma festa linda, emocionante de se ver. Uma multidão de pessoas se formou para acompanhar o show de acrobacias no ar. As apresentações encantaram os mais diversos públicos. Idosos, homens, mulheres, jovens e crianças, todos pararam por alguns minutos de seus afazeres para olharem para o céu”, ressaltou o secretário.

Antes da Demonstração da Esquadrilha da Fumaça iniciar as apresentações, o público presente contou com o concerto da Orquestra de Aparecida, que executou hinos da Semana da Pátria e músicas brasileiras; além disso, outras melodias foram apresentadas pela Banda Marcial da Escola Centro de Orientação e Valorização do Adolescente e Mulher (ECOVAM). No local também teve animação da equipe de zumba e jump da Secretaria da Cultura e, as crianças se divertiram com brinquedos infláveis, pula-pula e pipoca.