Esquadrilha da Fumaça fará demonstração no céu de Aparecida, em 9 de setembro

Por Solange Araújo

9 de agosto de 2022

Foto: FOTO - SGT JOHNSON - FORÇA AEREA BRASILEIRA

Em setembro, os moradores de Aparecida terão um motivo mais que especial para observar o céu de Aparecida. Isto, porque em 9 de setembro, às 16h, o “Esquadrão de Demonstração Aérea” ou Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, fará uma um show com demonstrações e acrobacias de tirar o fôlego do público. A apresentação, com duração de 35 minutos, será realizada na praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

A demonstração da Esquadrilha da Fumaça em Aparecida ocorre em atendimento a pedido do prefeito Vilmar Mariano (Patriota). “É um presente da Força Aérea Brasileira (FAB) para o centenário de Aparecida que estamos comemorando durante todo ano”, destacou o prefeito. Durante a Semana da Pátria apenas duas cidades brasileiras poderão assistir ao show da famosa Esquadrilha da Fumaça – Brasília no dia 7 de setembro e Aparecida no dia 9.

Capitão Reis e Prefeito Vilmar fecham apresentação da Esquadrilha em Aparecida
Foto: Wigor Vieira

A última demonstração em Aparecida foi maio de 2002, há 20 anos. “Para se ter uma ideia do quanto é difícil para trazer essa atração para a cidade. Por isso, convidamos todos os moradores de Aparecida, cidades vizinhas e de todo estado de Goiás para assistir esse belo show durante a Semana da Pátria”, convidou o prefeito.

A logística para tratar da demonstração que contará com 13 pilotos em sete aeronaves, do modelo A-29 Super Tucano, que farão 30 manobras arrojadas mostrando o profissionalismo dos militares da força aérea foi tratada em reunião nesta segunda-feira, 8, entre o prefeito de Aparecida e o piloto Capitão Reis. O secretário executivo do Centenário, Rosildo Manoel, foi designado pelo prefeito para atender as solicitações da FAB com o suporte de todas as secretarias municipais.

Foto: Tenente Marcus Lemos/FAB

O piloto Capitão Reis, sobrevoou o município na manhã desta segunda,8, para observar o local de demonstração e na terça-feira, 9, confirmou que o evento será realizado em Aparecida no mês de setembro. “Estive pela manhã no local de demonstração para saber se tem algum obstáculo, se é possível realizar a demonstração no local no ponto de vista de segurança. E é um local que mostra ser muito seguro e tem tudo para ser um bom show”, explicou.

Além do prefeito, do capitão da FAB e do secretário executivo do Centenário de Aparecida, participaram da reunião os secretários Avelino Marino (Ação Integrada), Professor Divino Gustavo (Educação) e Ozéias Laurentino Junior (Comunicação).