Estação da Juventude 2.0 leva qualificação profissional para os jovens de Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

29 de novembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

29 de novembro de 2018


Foto: Enio Medeiros

Com o objetivo de incentivar e capacitar os jovens aparecidenses para o mercado de trabalho foi assinada na manhã desta quinta-feira, 29, a ordem de serviço para dar início ao projeto Estação da Juventude 2.0. O projeto é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aparecida e visa a promoção de cursos profissionalizantes para a juventude do município, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Ao assinar a ordem de serviço, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que a cidade de Aparecida ficou em segundo lugar no Brasil em 2017 em geração de empregos e que a meta é conquistar a liderança. E para isso, ressaltou ele, é preciso realizar ações de qualificação da mão-de-obra, principalmente dos jovens, para que os aparecidenses preencham as vagas que vão surgindo a partir da atração de empresas para Aparecida.

Precismos incluir cada vez mais os jovens na sociedade. E foi para isso que criamos  a secretaria executiva de Juventude, para a promoção de políticas públicas  que ouçam e dialoguem com essa parcela da população. Desta forma teremos mais jovens na cultura, no esporte e lazer, e essencialmente nas salas de aula. Pois é por meio da educação e da qualificação, que conseguirão ter uma boa oportunidade de trabalho. E é esse o nosso objetivo ao entrar neste projeto do governo federal”, compartilhou.

O estudante Welter Lucas de 16 anos, que cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Jardim Tiradentes é um dos apoiadores da iniciativa de se ter mais projetos focados na juventude aparecidense. “As propostas apresentadas para nós, jovens, pela secretaria, são muito interessantes e vejo com bons olhos  todas as iniciativas que são voltadas para melhorar nossa qualificação. Principalmente aquelas que são voltadas para o esporte, a cultura, a tecnologia, o lazer e o esporte, que são áreas que nós gostamos muito“, destacou o estudante.

Com a aprovação do projeto e a assinatura da ordem de serviço do Estação da Juventude 2.0, a previsão é de que os cursos comecem a ser ministrados a partir do ano que vem para jovens com idade a partir de 15 anos. As especialidades ainda estão em processo de seleção, mas cursos como de Informática, Auxiliar Administrativo e Assistente de RH já estão selecionados.

“O Estação da Juventude faz parte de um pacote de ações do Governo Federal e veio para trazer uma série de acessos à projetos e programas que o jovem não tem atualmente. A ideia é promover em Aparecida a capacitação dos nossos jovens e assim facilitar a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Nós fomos a cidade que mais gerou e continua gerando empregos e os jovens do nosso município precisam se qualificar para atender a demanda das empresas que se instalam no município. E esse programa é uma grande oportunidade”, ressaltou o secretário executivo da Juventude, Hanléryo Arantes.

Presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o representante da Secretaria Nacional da Juventude, Erick Martins, comentou que quanto mais políticas públicas em favor do jovem, mais eles terão acesso a um emprego, à educação e consequentemente a uma vida melhor. “O  Conselho Nacional de Juventude ajuda a projetar, a criar e a desenhar esses programas que são apresentados e colocados à disposição do povo. E ver que eles estão saindo do papel e tendo destaque e boa aceitação  nas cidades é muito gratificante e gera um sentimento de entusiamo para continuar desenvolvendo o nosso trabalho em prol da população jovem, dando maiores oportunidades de futuro”, sublinhou ele que faz parte do Conselho Nacional da Juventude.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)