Estação da Juventude 2.0 leva qualificação profissional para os jovens de Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

29 de novembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

29 de novembro de 2018

Foto: Enio Medeiros

Com o objetivo de incentivar e capacitar os jovens aparecidenses para o mercado de trabalho foi assinada na manhã desta quinta-feira, 29, a ordem de serviço para dar início ao projeto Estação da Juventude 2.0. O projeto é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aparecida e visa a promoção de cursos profissionalizantes para a juventude do município, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Ao assinar a ordem de serviço, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que a cidade de Aparecida ficou em segundo lugar no Brasil em 2017 em geração de empregos e que a meta é conquistar a liderança. E para isso, ressaltou ele, é preciso realizar ações de qualificação da mão-de-obra, principalmente dos jovens, para que os aparecidenses preencham as vagas que vão surgindo a partir da atração de empresas para Aparecida.

Precismos incluir cada vez mais os jovens na sociedade. E foi para isso que criamos  a secretaria executiva de Juventude, para a promoção de políticas públicas  que ouçam e dialoguem com essa parcela da população. Desta forma teremos mais jovens na cultura, no esporte e lazer, e essencialmente nas salas de aula. Pois é por meio da educação e da qualificação, que conseguirão ter uma boa oportunidade de trabalho. E é esse o nosso objetivo ao entrar neste projeto do governo federal”, compartilhou.

O estudante Welter Lucas de 16 anos, que cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Jardim Tiradentes é um dos apoiadores da iniciativa de se ter mais projetos focados na juventude aparecidense. “As propostas apresentadas para nós, jovens, pela secretaria, são muito interessantes e vejo com bons olhos  todas as iniciativas que são voltadas para melhorar nossa qualificação. Principalmente aquelas que são voltadas para o esporte, a cultura, a tecnologia, o lazer e o esporte, que são áreas que nós gostamos muito“, destacou o estudante.

Com a aprovação do projeto e a assinatura da ordem de serviço do Estação da Juventude 2.0, a previsão é de que os cursos comecem a ser ministrados a partir do ano que vem para jovens com idade a partir de 15 anos. As especialidades ainda estão em processo de seleção, mas cursos como de Informática, Auxiliar Administrativo e Assistente de RH já estão selecionados.

“O Estação da Juventude faz parte de um pacote de ações do Governo Federal e veio para trazer uma série de acessos à projetos e programas que o jovem não tem atualmente. A ideia é promover em Aparecida a capacitação dos nossos jovens e assim facilitar a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Nós fomos a cidade que mais gerou e continua gerando empregos e os jovens do nosso município precisam se qualificar para atender a demanda das empresas que se instalam no município. E esse programa é uma grande oportunidade”, ressaltou o secretário executivo da Juventude, Hanléryo Arantes.

Presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço, o representante da Secretaria Nacional da Juventude, Erick Martins, comentou que quanto mais políticas públicas em favor do jovem, mais eles terão acesso a um emprego, à educação e consequentemente a uma vida melhor. “O  Conselho Nacional de Juventude ajuda a projetar, a criar e a desenhar esses programas que são apresentados e colocados à disposição do povo. E ver que eles estão saindo do papel e tendo destaque e boa aceitação  nas cidades é muito gratificante e gera um sentimento de entusiamo para continuar desenvolvendo o nosso trabalho em prol da população jovem, dando maiores oportunidades de futuro”, sublinhou ele que faz parte do Conselho Nacional da Juventude.