Estádio Annibal Batista de Toledo passa por obras de reforma e ampliação

Por Josiane Coutinho

29 de julho de 2019

Foto: Enio Medeiros

Palcos de grandes partidas do futebol brasileiro, o Estádio Annibal Batista de Toledo passa por uma ampla reforma estrutural para proporcionar aos torcedores e equipes maior comodidade nos dias de jogos. O anúncio do início dos trabalhos foi feito na manhã desta segunda-feira, 29, pelo prefeito Gustavo Mendanha que estava acompanhado do ex-deputado federal Daniel Vilela, do vice-prefeito Veter Martins, do secretário de Esportes, Gerfeson Aragão, de vereadores e demais secretários municipais.

De acordo com Gustavo Mendanha, obra é financiada por recursos dos tesouro municipal e emenda do ex-deputado Daniel Vilela, por meio do Ministério dos Esportes. “Aparecida é um canteiro de obras e o Estádio Aníbal não poderia ficar de fora. Estamos preparando o Annibal para receber melhor as pessoas, a imprensa para ser palcos de grandes jogos a partir de 2020″, declarou ele enfatizando que sua gestão tem investido muito no esporte.

O projeto de reforma prevê intervenções como troca do gramado e de todo sistema de irrigação, troca do alambrado, construção de novas bilheterias, reforma dos vestiários dos times e da arbitragem, construção de três novas cabines e banheiros para profissionais de imprensa. Além da implantação, dentro do estádio, de uma base para a Polícia Militar e ainda a construção de uma academia com sala de fisioterapia.O prazo estimado para execução das obras, orçadas em R$ 1,2 milhões é de 120 dias.

Gustavo ressaltou ainda que o estádio é utilizado também pela comunidade. “Recebemos a final do nosso Campeonato Municipal, as formaturas dos colégios militares são realizadas no Aníbal. O Goiânia utiliza o espaço”. O prefeito enfatizou que após os 120 dias de obras, o novo estádio receberá uma grande partida de futebol em comemoração. “Vamos inaugurar a nova estrutura com uma partida de uma grande equipe do futebol brasileiro”, disse.

Autor da emenda de liberação dos recursos para a reforma da praça esportiva enquanto era deputado federal, Daniel Vilela ressaltou que a obra será a realização do sonho de muitos esportistas. “Buscamos a liberação dos recursos junto ao Ministério dos Esportes. Desta forma poderemos melhorar as condições do estádio para que os esportistas aparecidenses tivessem um espaço adequado e a altura da importância da cidade. A burocracia atrasou a obra, mas felizmente ela já está acontecendo e hoje estamos aqui oficializando esse progresso”.

O secretário de Esporte e Lazer, Gerfeson Aragão, afirmou que o estádio terá uma nova entrada para o torcedor. “São seis catracas, mais duas bilheterias, novos vestiários, além do novo gramado e três cabines para a imprensa. Passaremos por uma transformação muito grande para atender os amantes do futebol”, diz. Aragão lembra que anteriormente a Prefeitura já havia feito intervenções como a tribuna de honra e espaço para a imprensa televisiva.

Ao lado do presidente da Associação Atlética Aparecidense, Elvis Mendes, o gestor de futebol do Clube, João Rodrigues, conhecido como Cocá, sublinhou a importância do apoio do poder público ao futebol do município. “A reforma vem para melhorar as condições dos jogos disputados aqui e também para o treinamento da Aparecidense, pois para ter uma equipe competitiva é primordial ter um local adequado de treino. E o estádio Annibal será um grande palco do futebol do município e de Goiás”. Cocá revelou que o time está trabalhando com a base, mas buscando jogadores no interior de São Paulo para o campeonato goiano de 2020.

Nome sacramentado no futebol goiano, o ex-atacante da Aparecidense, agora jogando pelo Trindade, Nonato, de 40 anos, ainda não pensa em aposentadoria e aguarda o campeonato goiano 2020 para atuar no novo gramado no Annbal. “Aparecida já merecia um novo estádio. Aqui recebemos grandes equipes e nós jogadores esperávamos essa obra. Ano que vem teremos um estádio novo para as disputas do Goianão”, disse.

Presente na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço que oficializou o início das obras de reforma do Estádio, o vereador Aldivo Araújo (PP), destacou que este é mais um marco na história da cidade. “Aparecida tem se tornado um verdadeiro canteiro de obras. Além das intervenções de infraestrutura, o prefeito leva o progresso para todas as áreas e o esporte não ficaria de fora. Por isso que hoje é mais um marco em nossa história. E tenho a certeza que o Annibal ficará ainda melhor e receberá com qualidade, grandes partidas”, comunicou ele ao lado dos parlamentares Hilário Giacomet, Mazinho do Madre Germana e Erivelton Contador.