Estudantes da rede municipal de ensino têm um dia de jornalista e visitam gabinete do prefeito Gustavo

Por Rodrigo Augusto

12 de setembro de 2018

Por Rodrigo Augusto

12 de setembro de 2018

Foto: Enio Medeiros

O gestor recebeu os alunos que fizeram perguntas sobre diversos temas

Dezenas de alunos da Escola Municipal José dos Santos Borges Ferreira tiveram um dia especial nesta quarta-feira, 12, quando puderam conhecer o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e também o local onde ele trabalha, o gabinete, sala de reuniões e outras dependências do Paço Municipal. As turmas foram divididas e uma parte dos estudantes fizeram a visita pela manhã e a outra parte no período vespertino.

Quem trocou a sala de aula pelo passeio quase não conseguia conter a euforia e curiosidade momentos antes do encontro.  Sentados à mesa onde geralmente ficam secretários, autoridades e assessores, os alunos de duas turmas do 3º ano preparavam as mais variadas perguntas ao gestor municipal e também contemplaram uma série de quadros que mostram algumas obras e monumentos importantes da cidade. O encantamento aumentou quando o prefeito adentrou a sala e de forma atenciosa cumprimentou cada criança com um sorriso no rosto.

“O que o senhor mais gosta de fazer como prefeito?”, foi a pergunta do pequeno Kauã Sousa Diniz, de 08 anos, aluno do 3ºC. “Eu gosto de trabalhar para melhorar a vida das pessoas, investindo em educação, saúde, infraestrutura e outras áreas da administração pública”, respondeu Gustavo. Com serenidade de um adulto e a firmeza de uma cidadã esclarecida de seus direitos, Cláudia Mayara questionou o prefeito se ele estava construindo mais postos de saúde.

“Estamos investindo muito em saúde em nossa cidade, temos cerca de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e estamos equipando aquele hospital ali – mostrou apontando para um quadro – que logo será inaugurado”, disse ele ao falar do Hospital Municipal que está recebendo o mobiliário e tem previsão de inauguração para o final do ano. A estudante arregalou os olhos e soltou um surpreendente “uau”.

A visita ao chefe do Poder Executivo faz parte de um projeto desenvolvido pela escola que fica no Jardim Alto Paraíso. O objetivo da iniciativa é ensinar aos alunos como funcionam os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do município. “Queremos conscientizar as crianças sobre a função de cada poder para que no futuro elas possam compreender como funciona cada um. Já estamos trabalhando em sala de aula temas relacionados a corrupção, cidadania e direitos e deveres de cada cidadão”, explicou a professora Andreia Cândida.

Ainda de acordo com a professora, em outubro, será realizada na escola uma eleição mirim onde os estudantes poderão eleger de forma simbólica prefeito e vereadores. “Eles poderão fazer campanha, gravar vídeos que serão apresentados no recreio, apresentar propostas e pedir votos”, destacou a educadora.

O encontro encantou também o anfitrião, que é pai de duas crianças, e está sempre em contato com os pequeninos ao inaugurar obras, visitar moradores e nos mutirões de serviços. “Eu amo isso de estar em contato com a população de Aparecida, principalmente as crianças que são o futuro da nossa geração. E a sinceridade dessas crianças me motiva. É a nossa obrigação investir na educação, cuidar das pessoas e fazer um governo que seja inclusivo e com certeza melhorando a qualidade de vida de todos nós”, pontuou.

No final das visitas, tanto pela manhã quanto da tarde, os alunos conheceram o gabinete do prefeito. No local, Gustavo explicou como é sua rotina de trabalho e apresentou troféus, medalhas e diplomas que decoram o ambiente. “Essa taça é do vice-campeonato goiano da Aparecidense”, disse ao exibi-la com orgulho. “É muito grande e bonita”, disparou um aluno e logo em seguida outro disparou “aquela é sua família?”, apontando para um quadro na parede. “Sim, é minha família, são meus filhos e minha esposa”, disse o prefeito.