Evento na UBS Bandeirantes celebra o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde

Por Polliana Martins

3 de outubro de 2019

Por Polliana Martins

3 de outubro de 2019


Foto: Arquivo/NASF

Amanhã, sexta-feira, 4 de outubro, é o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), trabalhadores que atuam prevenindo doenças e orientando a população para uma vida mais saudável. Para celebrar a data, será realizado, às 8h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Bandeirantes (Rua Amador Bueno com rua Pascoal Moreira Cabral), um evento motivacional e de integração para os ACSs, profissionais que são fundamentais para o bem-estar da comunidade.

            “Os ACSs compõem a equipe multiprofissional da atenção primária e atuam na coletividade e nos domicílios desenvolvendo atividades planejadas que salvam vidas e reduzem os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS). São homens e mulheres que trabalham intensamente, faça sol ou faça chuva, muito próximos da comunidade, conhecendo os problemas de cada região e ajudando a transformar para melhor a realidade desses locais e a qualidade de vida das famílias em temas como saneamento básico, promoção da saúde, violência doméstica, destinação do lixo e uso de drogas lícitas e ilícitas, dentre outros”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

            Confiança da população

            Para a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Bruna Aniele, o ACS é “o elo entre a população e a unidade de Saúde, é ele que está nas casas das pessoas e tem a confiança delas. Esses agentes são essenciais na atenção primária e um dos requisitos para exercer essa atividade é justamente que seja alguém da comunidade. Atualmente temos 279 ACSs atuando em Aparecida e reforçando, diariamente, o vínculo entre os serviços de Saúde e os usuários do Sistema”.

            Motivação e integração

            O evento desta sexta é aberto para todos os ACSs e é uma iniciativa da psicóloga do NASF da Região Garavelo, Nathannielly Rodrigues, em parceria com a equipe de enfermagem, 12 agentes locais e o pessoal da UBS Bandeirantes. “Receberemos a todos com um café-da–manhã de frutas frescas e faremos uma roda de conversa com os ACSs abordando questões como o sentido e a motivação no trabalho, as experiências profissionais como forma de desenvolver suas habilidades e como a motivação contribui com a ascensão profissional. Também provocaremos reflexões sobre os relacionamentos interpessoais e a importância de sermos colaborativos, cooperadores, responsáveis, disciplinados e exercermos nossas atividades com gratidão e espírito de equipe para atingirmos nosso objetivo primordial de promover a Saúde.”

           Saiba como surgiram os ACSs

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em 1991 foi oficialmente criado o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Porém, essa atividade teve início no fim da década de 1980 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e de outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) para buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Nascia ali uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da atenção prestada nas localidades.

Equipe de ACS, do NASF e da UBS Bandeirantes: Motivação e integração

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)