Exposição Cultural em Aparecida promove inclusão social do idoso

Por Rackel Vieira

27 de junho de 2018

Foto: Jhonney Macena

Com o objetivo de promover a inclusão social dos idosos de Aparecida de Goiânia, o Centro de Convivência Idade do Saber, localizado no setor Jardim Florença, realizou, na manhã desta quarta-feira, 27, a primeira Exposição Cultural dos trabalhos produzidos, no primeiro semestre do ano, pelo grupo da terceira idade do núcleo. Além de divulgar seus artesanatos, os alunos também tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos e garantir uma renda extra.

A aposentada Maria Lúcia Gonçalves dos Santos, 50, foi uma das expositoras e contou que o Centro de Convivência contribuiu para que ela se recuperasse da depressão. “Antes, por causa da rotina dos filhos já crescidos, acabava ficando sozinha em casa e ficava muito deprimida sem ter o que fazer. Agora, tenho a oportunidade de gastar meu tempo fazendo algo produtivo. Aqui eu aprendi a fazer muitas coisas novas e as oficinas nos ajuda a ter um entretenimento e a fazer amigos. É muito bom”, disse a aposentada.

A unidade atende atualmente cerca de 127 idosos da região com atividades diversas como oficinas de decoração de caixas e vidros, flores artesanais, confecção de bonecas, pintura em tela, modelagem com argila, tear, teatro e dança. No local é ofertado ainda curso de alfabetização para os idosos. Diariamente, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) oferecem diversos serviços à população.

Nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizados nesses equipamentos, jovens, idosos e mulheres têm acesso a informação, lazer e cultura, sempre focando na efetivação de direitos. “O Serviço de Convivência tem essa função de incluir socialmente, promover qualidade de vida e o acesso aos direitos. E aqui nossos idosos aprendem um oficio, fazem amizades e voltam a sorrir”, explicou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Mayara destacou ainda que mais atividades serão ampliadas no Centro de Convivência Idade do Saber. “A estrutura dessa unidade é muito boa e podemos aproveitá-la ainda mais. A comunidade da região precisa desse respaldo, e temos a certeza que esses trabalhos são só o início do que vamos trazer para o núcleo. Nosso foco é sempre o bem estar, não só dos idosos, mas também das crianças, adolescentes, e de toda a sociedade aparecidense”, reiterou.

O prefeito Gustavo Mendanha também prestigiou a exposição dos alunos. “Reitero aqui que meu compromisso em aplicar as políticas públicas de inclusão. As calçadas de algumas avenidas do município, por exemplo, foram rebaixadas o que promoveu uma maior  acessibilidade não só para as pessoas com deficiência física mas também para os idosos. Eu tenho um carinho muito grande por eles, pois com sua força ajudaram a construir a história da nossa cidade, então agora é o nosso dever de retribuir isso, prestando serviços de excelência”, pontuou o prefeito.