550 novas moradias sociais serão construídas no Jardim dos Ipês em Aparecida de Goiânia

Por Rafael Freitas

28 de julho de 2018

Por Rafael Freitas

28 de julho de 2018

Foto: Carlos Alexandre

População cadastrada nas entidades envolvidas se encontraram neste sábado, 28, para receber orientações sobre o projeto habitacional

Garantir às famílias carentes de Aparecida de Goiânia a dignidade da casa própria tem sido uma das atuações da Prefeitura e de entidades ligadas ao planejamento habitacional no município. Com esse objetivo, está em andamento o processo para a construção de 550 moradias sociais no Projeto Habitacional Jardim dos Ipês. Os trâmites para a liberação dos recursos estão em fase final e a verba será repassada pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, Etapa 3.

O projeto habitacional é uma realização conjunta do Instituto Mundo, Organização Não Governamental Organização Brasileira de Desenvolvimento e Cidadania (ONG OBDC), Associação Goiana Carmelo e Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (CENEG-GO), com a parceria da Prefeitura de Aparecida. As famílias cadastradas serão beneficiadas de acordo com avaliação socioeconômica criteriosa por cada entidade.

Neste sábado, 28, representantes das entidades e outros parceiros do projeto se reuniram para apresentar as perspectivas do projeto Minha Casa, Minha Vida no município e fornecer orientações gerais à população cadastrada no programa. O encontro foi no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no Residencial Village Garavelo e contou com a presença de dezenas de pessoas em busca do sonho da casa própria.

“Estamos integrados numa luta de quase cinco anos. As casas serão entregues com infraestrutura, CMEI, escola, asfalto, UBS, água tratada e esgoto, dando dignidade a centenas de famílias cadastradas nas associações. Essas reuniões e avaliações vão discernir se as famílias estão aptas a receberem o benefício. Cada entidade tem os critérios próprios para definir quais as famílias receberão o benefício”, explica o presidente da ONG OBDC, Weyder Moreira, que também é membro da Comissão de Habitação da Prefeitura de Aparecida.

Segundo o representante, 850 famílias estão associadas atualmente às entidades em Aparecida. “O fato de estarem associadas não significa que estão aptas a receberem a moradia. Avaliamos a renda das famílias, a documentação e a participação nas reuniões, tudo dentro da legalidade e buscando dar a maior transparência possível”, esclarece Weyder.

Infraestrutura
No Projeto Habitacional Jardim dos Ipês as obras de asfalto e saneamento básico serão de responsabilidade das entidades responsáveis pela execução do projeto. Já o poder público, por meio da Prefeitura de Aparecida, vai reformar e ampliar a Escola do bairro, construir Posto da Guarda Civil Municipal e também um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que já está licitado para atender a comunidade local.

Maria Divina de Freitas, 46 anos, divorciada e mãe de dois filhos, está cadastrada em uma das entidades e disse estar otimista sobre o plano habitacional e espera ser contemplada com a casa própria. “Participo de todas as reuniões e espero ser uma das beneficiadas. Ter uma moradia própria será muito importante para minha família, que luta por dias melhores”, explanou.