Famílias carentes e em situação de rua receberam cobertores no início do inverno em Aparecida

Por Solange Araújo

30 de julho de 2021

Por Solange Araújo

30 de julho de 2021


Foto: Distribuição de cobertores a população em situação de rua em maio deste ano (Foto: Jhonney Macena)

Ação da Secretaria de Assistência Social foi antecipada neste ano e já entregou mais de mil kits com agasalhos e cobertorfes à população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Assistência Social intensificou nos meses de maio e junho a entrega de kits com cobertores e agasalhos à população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social da cidade. Essa entrega teve como objetivo proteger essas pessoas das baixas temperaturas que estavam previstas para o inverno no país.

Por isso que, desde que os termômetros passaram a registrar baixas temperaturas no fim de maio deste ano, a secretaria antecipou a entrega de kits, onde realizou ações de entrega em pontos conhecidos de concentração de pessoas em situação de rua, cooperativas e bairros mais carentes como pontos de ocupação em Aparecida. Mais de mil kits foram entregues somente neste ano.

“Com a antecipação da distribuição de kits, conseguimos chegar a essas pessoas antes que fossem atingidas pelo frio, e garantimos que durante a frente fria todos estejam aquecidos”, explica a secretária da pasta, Mayara Mendanha que ressaltou a entrega dos kits de agasalhos em ocupações com familias carentes no setor Rosa dos Ventos no início de julho, quando a primeira frente fria chegou ao estado.

Os kits são entregues também nos Centros de Referência em Assistência Social. A secretaria atende ainda a população em situação de rua no Centro Pop, no Setor dos Afonsos. No local, eles recebem os agasalhos e também realizam atividades e assistência diária.

Segundo a secretária, cerca de 50 pessoas são atendidas diariamente na unidade. “Eles recebem assistência de profissionais como psicólogo, assistente social, assessor jurídico entre outros. Além disso, tem a distribuição de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Essa população pode fazer sua higiene pessoal como tomar banho, lavar roupa e outros”, comentou também a secretária.

CENTRO POP – O Centro Pop, em Aparecida de Goiânia, faz parte das práticas de políticas públicas previstas no decreto nº 7.053/2009, da Presidência da República, bem como na tipificação nacional de serviços socioassistenciais. O serviço é ofertado para famílias e pessoas que vivem nas ruas da cidade.

O atendimento é realizado por demanda espontânea (o próprio interessado procura a unidade), ou encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Centro de Referência em Assistência Social (Creas), de políticas públicas setoriais e órgãos ligados a garantia dos Direitos Humanos. Mais informações pelo telefone: 3545 9915

“A Secretaria de Assistência Social atua diariamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas de Aparecida e com os moradores em situação de rua não é diferente. Temos atuado para que todos tenham mais dignidade. E a horta, junto com outros trabalhos da nossa equipe, são importantes neste processo”, comentou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Mayara Mendanha.

O Centro Pop oferece apoio ainda para a emissão de documentos e desenvolve com essas pessoas um projeto de incentivo ao trabalho para que elas não fiquem tão ociosas. 

Solidariedade

A secretária Mayara Mendanha explica que a ação é baseada tanto na aquisição dos itens quanto na doação espontânea de cobertores e agasalhos por empresas de Aparecida. “ Os kits que foram entregues recentemente foram fruto de doações desse tipo”, acrescenta.

A população também pode contribuir com as ações da Secretaria de Assistência Social, com a doação de cobertores e agasalhos. Os itens podem ser entregues na secretaria ou o morador pode entrar em contato com a secretaria pelo 3545-5970. Por meio do telefone, as equipes da assistência também podem ser acionadas para acompanhamento em tempo real de moradores em situação de rua.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)