Famílias recebem documento de posse definitiva de lotes no Setor Nova Cidade

Por Rackel Vieira

13 de novembro de 2018

Foto: Wigor Vieira

Cinco novas famílias do Setor Nova Cidade, criado há 30 anos, receberam das mãos do prefeito Gustavo Mendanha as escrituras dos lotes em que moram e, com isso, são oficialmente proprietárias dos terrenos nos quais construíram suas casas e suas vidas. A entrega ocorreu, de surpresa, na noite desta segunda-feira, 12. Com um sorriso estampado no rosto, Jair de Paula Ribeiro, agradeceu a conquista. “É a realização de um sonho. Não estou acreditando que está acontecendo e agradeço a Deus e às autoridades por ter agora a posse do documento que oficializa que este chão que eu piso é meu. Se não fossem eles, não estaríamos recebendo a escritura hoje”, comemorou o morador.

A recepção na casa da moradora Francisca de Assis Macedo Dantas também foi especial e ela relembrou as décadas de espera. “Em 1993 eu e meu esposo e meus dois filhos nos instalamos aqui em Aparecida. E de lá para cá foram muitos anos de luta em busca desse documento que comprovaria que nossa casa é realmente nossa. Foram mais de 20 anos esperando para realizar esse sonho. Por isso quero aqui agradecer a Deus por esse dia, ou melhor, noite maravilhosa que estamos vivenciando. E agradeço também ao prefeito que se empenhou para que o papel saísse e que veio aqui me entregar em mãos. Receber a escritura é um verdadeiro presente para todos nós”, contou.

Dona Santina Ferreira das Neves ficou surpreendida quando viu o prefeito batendo em sua porta. “A gente espera um secretário, um servidor, mas nunca o próprio prefeito. Foi uma surpresa dupla e estou muito feliz, pois estava esperando minha escritura há muito tempo. Faz muitos anos que moro aqui, mas nunca pude ter a tranquilidade de dizer que é meu de verdade, de ter esse prazer de ter esse documento em minhas mãos. Hoje o meu sonho de ter a minha propriedade foi realizado”, disse a moradora toda entusiasmada ao segurar o papel da escritura entregue por Gustavo Mendanha que estava acompanhado do vice-prefeito, Veter Martins.

Emocionado com a boa receptividade e também com a alegria dos moradores ao receberem o documento oficial de suas moradias, o prefeito parabenizou os beneficiados. “Dias como o de hoje reabastecem nossas forças e nos alimentam para que possamos seguir construindo a Aparecida que tanto almejamos. O nosso objetivo, enquanto gestores, é regularizar a situação de todos os lotes que estão ao alcance da administração municipal, promovendo assim o direito social à moradia. E eu faço questão de entregar pessoalmente a escritura, indo de casa em casa, encontrando os moradores. E sentir toda essa alegria e emoção, me deixa muito feliz e mostram que estou no caminho certo”, destacou o prefeito.

Garantia – Com a regularização da área e o recebimento dos títulos de propriedade, as famílias passam a ter a garantia jurídica sobre os imóveis. A entrega das escrituras foram iniciadas em outubro e a cada dia, novas famílias recebem o documento. Cerca de 15 documentações foram entregues neste período e outras 30 serão entregues até o final do ano. “Ter a escritura da casa é a garantia de que o imóvel é da família. Com esse documento em mãos a família pode investir no imóvel sem medo. Essa é uma forma do prefeito ajudar a população”, pontuou o vice-prefeito Veter Martins. A entrega das escrituras representa a regularização fundiária do bairro que foi fundado há quase 30 anos.