Fase municipal dos Jogos Estudantis 2019 é iniciada em Aparecida de Goiânia

Por Rackel Vieira com informações da Seduce

14 de maio de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva aos jovens aparecidenses, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, firmou parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência do Desporto Educacional, para realização da fase municipal dos Jogos Estudantis 2019 do Estado de Goiás. A abertura do campeonato foi realizada na manhã desta terça-feira, 14, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida (ACIAG), e reuniu milhares de alunos de 34 colégios da rede pública de ensino e redes particulares da cidade.

O prefeito Gustavo Mendanha participou da abertura dos jogos e destacou a importância de incentivar o esporte na cidade. “Aparecida vira potência em tudo que faz, seja na saúde, na educação e também no esporte. A nossa cidade é bicampeã nos Jogos Abertos de Goiás e tenho certeza que a delegação campeã sairá de Aparecida. Mais importante que vencer e incentivar a essas crianças e jovens a prática de modalidades esportivas. Desejo a todos os atletas boa sorte, e podem contar com a Prefeitura no que estiver em nosso alcance vamos fazer”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerferson Aragão, os campeões de cada modalidade esportiva irão representar Aparecida de Goiânia na fase regional, em Rio verde, entre os dias 6 a 10 de junho, e disputar com representantes de outras 20 cidades de Goiás. “Essa fase contempla as modalidades coletivas como vôlei, basquete, handebol e futsal, e vai contar com a participação de alunos da faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e redes particulares”, explicou. As competições entre as escolas de Aparecida serão realizados nos dias 15, 16, 17 e 20 de maio nos Ginásios de Esporte do Centro, Cruzeiro do Sul e do Colégio Estadual Michelle do Prado.

Segundo o superintendente de Desporto Educacional, professor Maurício Roriz dos Santos, os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas. “Os jogos mobilizam a juventude estudantil em torno do esporte e contribuem para a formação integral do aluno/atleta, motivando aprimorar sua vivência esportiva e oportunizando a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares”, ressaltou.

Mariana Ferreira Sousa Silva, que estuda o segundo ano no Colégio Estadual Geraldo Ribeiro, vai disputar a modalidade futsal categoria feminino e esta otimista com a vitória. “Se depender de mim e da minha equipe nós vamos vencer essa primeira etapa, a segunda e chegar na final. Eu gosto muito de esporte, gosto de assistir, de falar e de jogar principalmente. O futsal é um escape para meus problemas e me distrai e me estimula a andar no caminho certo”, disse a estudante.

Jogos Estudantis 2019

As competições serão realizadas em quatro polos – Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde, que atenderão as 40 regionais que envolvem os 246 municípios goianos, e cerca de 40 mil alunos/atletas. A competição é dividida em quatro fases, sendo elas: municipal, intermunicipal, regional e estadual. Nas fases municipal, intermunicipal e estadual são disponibilizadas as competições individuais e coletivas. Somente na fase regional não são realizadas as modalidades individuais.

As fases municipal e intermunicipal também classificam os maiores destaques nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, Ginástica Rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Esses atletas, entretanto, seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada entre os dias 02 e 06 de outubro.

Neste ano, haverá também a participação de alunos/atletas paralímpicos. Os alunos com deficiência disputam as modalidades individuais de atletismo, bocha, natação e parabadminton, que seguem cronograma único, que acontecerá em outubro juntamente com as modalidades individuais.

Confira a agenda de cada polo:

Polo sede: Itumbiara

De 16 a 19 de maio. Equipes das regionais de Catalão, Goiatuba, Itaberaí, Morrinhos, Palmeiras, Piracanjuba, Pires do Rio, Trindade e Silvânia

Polo sede: Goianésia

De 23 a 26 de maio. Equipes das regionais de Campos Belos, Águas Lindas, Anápolis, Inhumas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Posse e Formosa

Polo sede: Rubiataba

De 30 de maio a 2 de junho. Equipes das regionais de Ceres, Goiás, Itapuranga, Itapaci, Minaçu, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Goiânia

Polo sede: Rio Verde

De 6 a 9 de junho. Equipes das regionais de Aparecida de Goiânia, Iporá, Jataí, Jussara, Mineiros, Piranhas, Santa Helena, São Luis de Montes Belos e Quirinópolis