Feira de Ciências aproxima estudantes e sociedade de novas tecnologias

Por Rodrigo Augusto

1 de novembro de 2018

Por Rodrigo Augusto

1 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Estudantes de nível fundamental, médio, técnico e superior participaram nesta quarta-feira, 31, do encerramento da 6ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia (Fecitec). Durante todo o dia, foram realizadas exposições de pesquisas e trabalhos científicos onde o uso da tecnologia foi empregado com objetivo de melhorar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento da cidade, desburocratizando o acesso aos meios tecnológicos e aproximando o cidadão da cultura digital.

Nos stands montados no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), o visitante conheceu projetos como, por exemplo, o ‘Chuveiro Programável’. Desenvolvido por alunos dos cursos técnicos de química e eletrotécnica do Sesi/Senai de Aparecida, a iniciativa propõe que a utilização do chuveiro elétrico seja feita de forma programada e de acordo com a necessidade de cada usuário, possibilitando redução no gasto de água e, sobretudo, energia.

Segundo os estudantes que estão desenvolvendo o projeto, o Chuveiro Programável irá funcionar através de uma pequena adaptação sem necessidade de troca do aparelho. A comunicação com o aplicativo será via Bluetooth. “Será possível programar a duração do banho, evitando gasto desnecessário de água e energia elétrica. É ideal para os pais que queiram reduzir o tempo das crianças debaixo do chuveiro. Trinta segundo antes do desligamento a temperatura da água vai diminuir, avisando a pessoa que o tempo programado está chegando ao fim”, explicou um dos estudantes do grupo que desenvolve a proposta, Cesar Ferreira.

A feira, que também propõe a aproximação das pessoas com os diversos recursos tecnológicos, promoveu ainda o intercâmbio e a interação entre estudantes da rede municipal, escolas particulares e universidades. “Eventos como a Feira de Ciência e Tecnologia incentiva o jovem cientista e promove a aculturação de pesquisas em desenvolvimento e inovação. Trabalhamos com objetivo de popularizar a ciência e, para isso, a feira é aberta e conta com atrações para vários públicos. Queremos expandir o evento nos próximos anos, contando com a participação de empresas para dialogar com a sociedade e a comunidade acadêmica”, destacou a assessora de planejamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Isabella Szabor.

Presente no encerramento do evento, o prefeito Gustavo Mendanha conheceu diversos projetos como a proposta de popularização do uso do Gás Natural Veicular (GNV). A exposição destacou que o combustível polui menos que gasolina e etanol e ainda é mais barato, preservando o meio ambiente e possibilitando economia para os proprietários de veículos. “O conhecimento em tecnologia será fundamental para nossas crianças que no futuro irão trabalhar com ferramentas modernas. É muito importante que os estudantes estejam familiarizados com os avanços tecnológicos, pois o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e competitivo”, pontuou o prefeito.

Robótica nas escolas

Em parceria com o Sesi Aparecida, a Prefeitura de Aparecida implantou o ensino de robótica na Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície. Nesta quarta, o prefeito Gustavo Mendanha disse que projeto ainda embrionário será levado, em breve, para outras escolas do município, possibilitando a aproximação das crianças da rede municipal com novas tecnologias. “A utilização de tecnologia na formação de crianças e adolescentes contribuiu para o desenvolvimento educacional, desperta a criatividade e incentiva o trabalho em equipe, facilitando o aprendizado de disciplinas como matemática, física, químico e inglês”, finalizou.