Festa promove inclusão às crianças com deficiência

Por Rackel Vieira

17 de outubro de 2019

Por Rackel Vieira

17 de outubro de 2019


Foto: Ênio Medeiros

Ainda em comemoração ao mês das crianças, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, uma festa especial voltada para as crianças com deficiência física do município. Com o tema “Brincando com as Diferenças”, o evento contou com pula-pula, pipoca, escorregador inflável, touro mecânico, pipoca, salgadinho e doações de brinquedos.

A festa teve como público alvo as crianças atendidas pelo programa Benefício da Prestação Continuada na Escola (BPC) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aparecida de Goiânia (APAE). De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, a pasta tem como objetivo principal trabalhar políticas públicas de inclusão paras as pessoas que são excluídas da sociedade.

“Aparecida é uma cidade inclusiva. Realizamos, constantemente, ações de inclusão que promovem igualdade, acolher essas pessoas, mostrar que são importantes e possuem seu valor. Hoje (17) foi a vez de trabalhar isso com as crianças com deficiência, que contaram com um momento de descontração, alegria e muita diversão”, destacou ela antes do momento que arrancou sorrisos das crianças, que foi a entrega dos brinquedos.

“Nosso objetivo é a integração social das crianças, que elas se interajam entre si, por isso a escolha do tema da festa Brincando com as Diferenças. Fizemos a adaptação da festa para elas, para que se divirtam à vontade e com segurança. Queremos fazer com que elas se sintam especiais, que saibam se sua importância para a sociedade e merecedoras de muito carinho e atenção”, destacou o diretor de Promoção do Direito da Pessoa com Deficiência de Aparecida, José Fernando da Silva.

Presente na festa, o prefeito Gustavo Mendanha parabenizou a ação para as crianças. “A Secretaria de Assistência Social me traz muito orgulho, tenho tanto carinho por essa pasta que tem o papel de fazer o bem a tanta gente. Quero agradecer todos os colaboradores dessa secretaria que desenvolvem um excelente trabalho e fazem a diferença no município, sempre procurando atender as necessidades de quem precisa, parabéns por essa iniciativa”, ressaltou o prefeito Gustavo Mendanha que também prestigiou a festa.

Regina Ribeiro Rodrigues fez questão de levar o filho, Marcos Gabriel, de 13 anos, para festejar o seu mês. “Ele é atendido pela APAE desde os sete anos de idade, e assim como lá, aqui ele está entre crianças que precisam se sentir incluídas. Meu filho é autista e quando ele vai se divertir com as crianças comuns, às vezes elas se isolam dele e não ficam confortáveis, olham com indiferença, e aqui não, as crianças só querem brincar um com os outros sem julgamento”, comentou.

A pequena Liliane Santos, de 9 anos, participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Rosa dos Ventos. Ela é uma das beneficiadas com o BPC na Escola, benefício do Governo Federal que fornece uma renda para as famílias que possuem crianças com deficiência. Com o sorriso estampado no rosto, Liliane contou que se divertiu muito. “Eu brinquei em todos os brinquedos, comi e ainda ganhei presente, estou muito feliz”, comemorou.

Projeto “Integração Social: Posso Ajudar?”

Durante o evento, o prefeito Gustavo Mendanha assinou o projeto “Integração Social: Posso Ajudar?” que tem como objetivo fornecer uma bolsa de estágio aos atendidos do APAE para trabalharem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS) e ambulatórios de Aparecida.

A execução do projeto está dividida em três etapas: a primeira é a abordagem pedagógica e clínica na seleção dos interessados para o estágio que contemplem o perfil público alvo e atenda a necessidade do campo de atuação; a segunda etapa será a capacitação e formação na APAE, com cursos capacitatórios que trabalhem diversos temas entre eles postura profissional, comunicação interpessoal, dinâmicas de grupo, direitos e deveres, entre outros; e por último os candidatos serão encaminhados e acompanhados para o estágio no campo de atuação com o apoio das Assistentes Sociais e Psicólogas da APAE.

Nesta terceira etapa será oferecido ao estagiário do projeto, a carga horária de 20 horas semanais, ou seja, quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, com intervalo de 20 minutos diários para o lanche, além de bolsa remunerada de 50% do salário mínimo atual vigente e simultaneamente haverá cursos de adaptação para inclusão dos profissionais, a fim de apresentar as características da pessoa com deficiência, discutir suas habilidades, capacidades, limitações e as barreiras impostas pela sociedade.

Segundo o prefeito, este conjunto de ações tem como objetivo o apoio à integração, sociabilização e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “O projeto ainda será encaminhado à Procuradoria Geral do Município e à Câmara Municipal para aprovação. Mas tenho certeza que será aprovado, pois ajudará muita gente em diversos aspectos. Com ele teremos a inclusão social e econômica das pessoas com deficiência, além de melhorar a autoestima dessas pessoas. Espero empossar logo em breve os nossos novos servidores do município”, pontuou Gustavo Mendanha.  

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)