Festival de dança desperta criatividade e cultura em escola municipal de Aparecida

Por Juliana Fulquim

11 de novembro de 2022

Por Juliana Fulquim

11 de novembro de 2022

Aparecida de Goiânia
Foto: Rodrigo Estrela

Alunos da Escola Municipal Túlio Costa, no Setor Pontal Sul 2, em Aparecida de Goiânia, promoveram nesta sexta-feira, 11, o Primeiro Festival Fast Dance. Com o tema “Toda Dança Liberta” o contou com apresentação de diversas apresentações nos mais variados estilos musicais.

As coreografias foram inspiradas nos gêneros que marcaram época na história da música. Os grupos exibiram rock, discoteca e danças infantis inspiradas nos anos 90. Mais de 90 estudantes participaram do festival.

Para o secretário municipal de Educação, professor Divino Gustavo, o projeto é uma iniciativa que desperta nas crianças o desenvolvimento de talentos, a experiência e a valorização cultural. “São projetos assim que desperta nas crianças a busca pelo conhecimento e criatividade”, comentou.

O projeto teve início no mês de agosto, quando a professora de educação física Kennya Cristine percebeu que as aulas de dança estavam atravessando os muros da escola e alcançando as famílias dos alunos. “A magnitude de ensaiar os alunos, conversar com os pais para que todos pudessem participar demandou tempo e esforços. Mas, chegar aqui hoje com todas as apresentações mostra que estamos no caminho correto”, afirmou.

Rayssa Rodrigues e Maria Clara Costa são estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A coreografia que apresentaram foi do gênero rock e a música foi a “Banho de Lua”, de Celly Campello. Embaladas pelo som e estilo da cantora brasileira, as meninas ficaram entusiasmadas. “A gente está bem empolgada porque a gente se esforçou muito para desenvolver essa coreografia”, destacou Rayssa. “Verdade, a gente amou a ideia do festival e trabalhou bastante na coreografia”, afirmou Maria Clara.

Presente para assistir ao espetáculo das duas filhas gêmeas, Geovana e Eloísa, que fazem o 1º ano do Fundamental, a mãe Ana Paula acompanhou de perto toda a exibição e parabenizou o desenvolvimento do projeto. “Minhas filhas, por exemplo, estão muito empolgadas. Elas gostam muito de dançar e treinaram bastante para este momento. Além disso, é uma iniciativa que incentiva a promover cultura”, sublinhou.

A escola concedeu premiação em medalhas, classificando as equipes vitoriosas em primeiro, segundo e terceiro lugar. “Esse é um projeto que envolve ensino-aprendizagem, conhecimento, história e cultura. É uma satisfação muito grande ver como as crianças se sentem valorizadas, desenvolvem suas habilidades e se divertem muito”, afirmou a diretora Sara Costa.

O evento contou também com a presença do vereador Diony Nery (PSDB). “É uma satisfação para mim, como vereador desta região, presenciar a energia das crianças e a disposição desses professores e servidores da escola que não medem esforços para promover um momento tão festivo e tão simbólico”, concluiu o parlamentar.