“Ficamos bastante impressionados”, diz secretário do Governo Federal sobre projeto de Aparecida

Por Rodrigo Augusto

3 de março de 2021

Por Rodrigo Augusto

3 de março de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Na tarde desta quarta-feira,3, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu em seu gabinete na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, o secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Tiago Pontes Queiroz. Representando o Governo Federal, ele veio conhecer o projeto ‘Cidade Inteligente’ implantado no município na primeira gestão de Mendanha. O secretário elogiou toda estrutura tecnológica e destacou que Aparecida é uma referência para o Brasil.

Além de enaltecer a importância do projeto, o secretário também se colocou à disposição de Aparecida para novas parcerias com o objetivo de melhorar áreas da administração pública como segurança, saúde, educação e mobilidade com uso de tecnologia de ponta. Tiago Queiroz pontuou que o trabalho desenvolvido em Aparecida será balizador para iniciativas que serão desenvolvidas pelo Governo Federal na área tecnológica.

“Nós do Governo Federal ficamos bastante impressionados com relação ao projeto Cidade Inteligente de Aparecida. Vemos que Aparecida de Goiânia está na vanguarda do projeto de cidades inteligentes e o Governo Federal junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional, do ministro Rogério Marinho, do presidente Bolsonaro, está pronto para ajudar o município naquilo que for necessário para continuar estimulando o projeto de cidades inteligentes”, disse durante o encontro.

Ao longo da reunião, o prefeito Gustavo Mendanha ao lado de parte do seu secretariado, mostrou ao representante do Governo Federal a espinha dorsal do projeto ‘Cidade Inteligente’. Foram destacados os investimentos próprios da ordem de cerca de mais de R$ 50 milhões, os resultados em segurança e governança pública já alcançados com a iniciativa e também as próximas etapas que serão implantadas.

“Hoje, Aparecida está como uma das referências, uma das principais cidades dentro do Brasil e pioneiras no que tange a cidades inteligentes. O prefeito nos mostrou tudo que foi implantado na cidade e na Cidade Administrativa; a integração e a construção das redes de fibra óptica implantadas que, inclusive, quase que supera tudo que existe no Estado. O projeto é bastante interessante e acredito que deve ter um olhar bem peculiar por parte do Governo Federal”, pontuou o secretário.

Anfitrião do encontro, Gustavo Mendanha expôs que Aparecida experimenta um salto de desenvolvimento econômico nos últimos anos e que parte deste sucesso se deve aos investimentos em mobilidade, com a construção de grandes eixos estruturantes e também a implantação de ferramentas tecnológicas entre outras ações. “É importante recebê-lo, aqui, e sabermos que nosso trabalho tem o reconhecimento nacional. Estamos à disposição para mantermos esse relacionamento estreito e para construirmos novas parcerias”, disse ao visitante.

Também participaram da reunião os secretários André Luis Rosa (Fazenda), Johnathan Medeiros (Ciência , Tecnologia e Inovação) e Arnaldo Leite (Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito).

Referência

O projeto implantado em Aparecida é referência para diversas cidades brasileiras que já enviaram representantes para conhecê-lo de perto. O secretário municipal de Relações Institucionais de Goiânia, Euler Morais, também participou do encontro desta quarta e destacou que é desejo da administração da Capital implantar iniciativa semelhante. “Este projeto era uma das prioridades do prefeito Maguito Vilela. Agora, estamos trabalhando para implantá-lo sob a perspectivas de colhermos os mesmos frutos que Aparecia já vem colhendo”, comentou.

Cidade Inteligente

Além das iniciativas voltadas à segurança pública, com ação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e SMTA, o projeto também realiza ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Serviço Social, Trabalho e Renda, gerando desenvolvimento econômico e social para o município.

A fase inicial do Cidade Digital em Aparecida abrange 4 ações principais: a instalação de 700 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 650 câmeras com olhos de águia com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O valor investido é de R$ 56 milhões. O objetivo é desenvolver serviços inteligentes que correspondam todas as necessidades de Aparecida.