Filme produzido em Aparecida é premiado em festival de cinema no Rio de Janeiro

Por Thiago Oliveira

29 de junho de 2023

Por Thiago Oliveira

29 de junho de 2023


Foto: Divulgação

‘Horizonte’ é roteirizado por autor aparecidense e foi gravado em Aparecida. Longa-metragem venceu categorias de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante

Aparecida de Goiânia investe na cultura e hoje colhe os resultados. O filme Horizonte, gravado na cidade em 2021 foi um dos grandes vencedores do Festival de Cinema de Vassouras deste ano. A obra cinematográfica, que encantou o público e os jurados durante o evento, recebeu reconhecimento em quatro categorias, consolidando-se como uma das grandes surpresas do Festival, realizado no último dia 24, no Rio de Janeiro.

Com direção de renome e um elenco talentoso, o filme se destacou pela qualidade de sua produção e por retratar de maneira sensível e autêntica o amor na terceira idade, construído quando Ruy, vivido pelo ator Raymundo de Souza se muda para um lar de idosos conhece Jandira, interpretada pela atriz Ana Rosa. Deste encontro, surge o primeiro grande amor da vida de ambos.

“A ideia do filme surgiu quando uma prima me falou que Aparecida era uma cidade que tinha muito cuidado com os idosos. Levar o nome da cidade para o Festival está sendo motivo de orgulho porque além do filme, os patrocinadores da nossa obra estão sediados em Aparecida”, afirmou o roteirista, Dostoievski Champangnatte, que mora em Aparecida e mantém uma produtora audiovisual na cidade.

Na categoria de “Melhor Filme“, Horizonte foi agraciado com o cobiçado troféu, reconhecendo a sua excelência artística e narrativa envolvente. O roteiro, que aborda um tema relevante e pouco abordado, conquistou a crítica e o júri técnico e o público presente no festival. Além disso, a figuração do filme e os atores de apoio são todos de Aparecida, reforçando o impacto cultural do município.

Além disso, o filme conquistou outros três prêmios importantes. Na categoria de “Melhor Direção“, o diretor Rafael Calomeni demonstrou sua habilidade em conduzir a trama, produzida e roteirizada por Dostoiewski Champangnatte e conseguiu extrair o melhor dos atores. Horizonte também levou os prêmios de melhor atriz para Ana Rosa e melhor atriz coadjuvante, para Alexandra Richter.

O Festival de Cinema de Vassouras é um dos eventos mais prestigiados no cenário cinematográfico nacional e internacional. A cada edição, reúne diretores, produtores, atores e amantes do cinema, proporcionando uma oportunidade única de exibição e reconhecimento das produções mais promissoras.

A premiação do filme gravado em Aparecida de Goiânia no Festival de Cinema de Vassouras de 2023 representa um marco para a cidade, e coloca Aparecida no mapa do cinema nacional. “A nossa riqueza cultural pode ser muito explorada em diversas vertentes. Ter um filme, com roteiristas e atores da cidade, produzido e gravado aqui confirma isso”, afirmou o secretário de Cultura de Aparecida, Erick Magalhães.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)