Final do Torneio Municipal Escolar de Futsal agita manhã no ginásio do Centro

Por Rodrigo Augusto

1 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Coroando o trabalho realizado durante os últimos dois meses, estudantes de escolas municipais, estaduais e privadas de Aparecida disputaram na manhã desta quinta-feira,1, as finais do 1º Torneio Municipal Escolar de Futsal. Os jogos das categorias masculino e feminino do sub-13 ao sub-17 foram disputados no Ginásio de Esporte do Centro, que recebeu centenas de jovens torcedores que incentivaram as equipes que representaram diversas instituições de ensino da cidade, do início ao fim.

Organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semel), a competição contou com a participação de 35 equipes de diversas instituições de ensino, promovendo a modalidade esportiva e revelando novos talentos. “O esporte é uma ferramenta importante na formação de crianças e jovens. Quando eles se dedicam aos treinamentos e jogos, eles ficam longe da marginalidade. Nossa intenção é expandir o número de times e escolas participantes na próxima edição do torneio, proporcionando momentos de alegria e interação para mais atletas, aponta o secretário Gerfeson Aragão.

Aluna do 1º ano do Colégio Estadual Jardim Tiradentes, a jogadora Luana Marques, 16 anos, fez bonito na finalíssima, marcando um dos gols na vitória de 5 a 0 sobre a equipe do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso. “Esse é um momento de muita comemoração para nosso time, é muito bom comemorar este título com minhas amigas”, disse a camisa 12 que ao longo da competição marcou seis gols.

Formado em Educação Física e fã de esportes, o prefeito Gustavo Mendanha prestigiou alguns jogos nesta manhã. O gestor municipal viu de perto o esforço e a habilidade de diversos atletas que chegaram à última fase da competição. “Fui criado jogando bola aqui neste ginásio, é gratificante ver essa quantidade de jovens praticando esporte. Apoiamos as competições e a formação de novos atletas que representam nossa cidade em competições nacionais e internacionais. Em breve, iremos inaugurar o Centro de Iniciação Esportiva que irá atender 2.800 crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas, tornando nossa cidade referência no apoio aos novos atletas”, destacou.

Centro de Iniciação Esportiva

Em uma área de 12 mil metros quadrados, o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) de Aparecida irá oferecer formação esportiva em 13 modalidades olímpicas (esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, Taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô, atletismo), seis paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball) e um não olímpico (futebol de salão). No atletismo, o CIE terá salto em altura, raia de atletismo com 11 metros, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso.

O projeto inclui arquibancada, área de apoio com salas para administração, professores e técnicos, vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. Com 80% do projeto executado, a obra que está localizada no Parque Trindade dever ser inaugurada em janeiro de 2019.